quarta-feira, 19 de junho de 2013

RESENHA - DIRETO DA REDAÇÃO



O Direto da Redação, programa que vai ao ar de segunda a sexta pela TV Cidade, às 8:10h da manhã, apresentado pelos jornalistas e analistas sociais Alfredo Marques e Freitas Júnior, membros da ACLJ, na edição desta quarta-feira, dia 19 de junho, tratou dos temas mais atuais e momentosos.

Alfredo Marques iniciou o programa anunciando a grande marcha popular que ocorrerá na data de hoje em Fortaleza, as 10:00h, a partir do viaduto do Makro, na BR 116, em protesto contra os gastos governamentais com os eventos desportivos internacionais sediados no Brasil – a Copa das Confederações, este ano, e a Copa do Mundo, no ano que vem. Segundo ele, 30.000 adesões estão confirmadas pelas redes sociais.

Freitas Júnior pontuou que Alfredo Marques, também é advogado, comparecerá ao evento na condição de observador oficial da OAB-Ce, por delegação do Presidente da entidade, Valdetário Monteiro.

Sua missão institucional será de acompanhar o caráter pacífico e democrático da manifestação, e denunciar, se for o caso, eventuais excessos contra a cidadania, seja por parte de manifestantes, seja por artes da força pública. No Rio de Janeiro e em São Paulo as passeatas de protesto degeneraram para episódios de vandalismo e arrastões.

Freitas registrou que as pautas de reivindicações Brasil a fora são as mais diversas, como o julgamento do mensalão, até agora sem resultado efetivo, com políticos condenados ainda legislando no Parlamento brasileiro; o mínimo salário mínimo e o baixo valor da aposentadoria; a indigência na educação e da saúde públicas; a segurança pública falida.

Alfredo Marques informou a estatística de que as Copas de Futebol custarão em média 81 dólares, ou 160 reais, a cada habitante do Brasil – mesmo aqueles que não apreciam o esporte, e mesmo os que vivem nos mais remotos recantos do País. 

Freitas referiu o pronunciamento da Presidente Dilma, em apoio às manifestações populares, que Alfredo Marques avaliou com uma fala de extraordinária sapiência. Ele considera que Dilma expressa coerência com o seu passado revolucionário, em contraste com o seu Ministro do Esporte Aldo Rebelo, do BC do B, que convocou tropas de repressão para controlar o público da Copa.

Alfredo lembrou que 55 cidades do Exterior registraram movimentos populares em solidariedade aos protestos no Brasil, contando, principalmente, com milhares de brasileiros que residem em outros países.

Freitas Júnior analisou a frase atribuída ao ex-governador Ciro Gomes, para quem “essa onde de protesto é o crime perfeito do PT”, que cotejou com o que afirmou do Ministro Joaquim Barobosa, Presidente do Supremo Tribunal Federal:

"Nós temos partidos de mentirinha. Nós não nos identificamos com os partidos que nos representam no Congresso, a não ser em casos excepcionais. Eu diria que o grosso dos brasileiros não vê consistência ideológica e programática em nenhum dos partidos. E nem tampouco os seus líderes partidários têm interesse em ter consistência programática ou ideológica. Querem o poder pelo poder."

De qualquer modo, Alfredo Marques advertiu que dessa fez não vai adiantar querer colher dividendos políticos dessa onda de protestos. “A vontade popular está absolutamente insurreta” pontificou o comentarista.

A nota cômica de todos esses episódios, no âmbito local, é a notícia reproduzida por Freitas Júnior, dando conta de que o Serviço de Inteligência da Secretaria de Segurança do Ceará declarou em relatório que esteve investigando a atuação na onda de manifestações das ativistas Rosa da Fonseca de Maria Luíza Fontenele, integrantes do movimento Crítica Radical.

Os arapongas constataram que as duas militantes participaram da passeata “Fortaleza Apavorada”, dias atrás, e que participarão da marcha de hoje contra a gastança com os estádios. “Grande novidade!”, diz Alfredo Marques. “Puro gasto de papel” – reforça o comentarista Freitas Júnior.

Finalmente, Alfredo Marques ofereceu espaço no Direto da Redação para que o Prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, venha demonstrar e comprovar sua alegação de que realmente reduziu dez por cento da gratificação dos professores, mas apenas para incorporar essa porcentagem aos seus salários.

Se isso for confirmado, aquele governo municipal terá amargado uma gravíssima falha de comunicação social, que provocou uma revolta popular naquela cidade, com um grande panelaço que culminou por manter o prefeito sitiado no interior de uma agência bancária, por muitas horas da noite de ontem, até a madrugada.

Por seu turno, Freitas Júnior comentou a defesa oral feita pelo Deputado Osmar Baquit, da tribuna da Assembleia Legislativa, acusado pelo Ministério Público de ter envolvimento em atentados cometidos contra emissoras de rádio da cidade de Quixadá. E o programa apresentou um vídeo jornalístico com depoimentos do parlamentar e de seu advogado.

O deputado diz ser amigo do prefeito daquela cidade, e aliado do presidente da Câmara Municipal, e que, portanto, não teria motivo para praticar esse atentado, que diz repudiar. Mas, sem demonstrar a indignação natural dos injustiçados, insiste no argumento de que no processo não há provas robustas contra ele.


Provas são necessárias no processo, não no exercício da defesa pública de um político. Não haver provas técnicas nos autos do processo criminal não lhe garante inocência, no julgamento do povo, pois isso pode ser apenas um golpe de sorte, que lhe proporcione impunidade. O essencial é convencer as pessoas de sua inocência, pelo seu caráter, pela sua história, ainda que apareçam provas – ainda que em restando condenado.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário