sexta-feira, 14 de junho de 2013

CRÔNICA

E agora, José?

Quando o país inteiro se prepara para Copa do Mundo 2014, automaticamente sou levado a 1958, ano em que o Brasil ganhou pela primeira vez o título de campeão do mundo. Nem dá para esquecer aquela tarde de 29 de junho. Era dia de São Pedro, ultima festa junina comemorada com fogos de artifício.

Em Fortaleza, Fransquinho e seu irmão Flávio Pessoa organizaram tudo na casa deles, na Clarindo de Queiroz, em frente à Praça São Sebastião. Na sala, o recém-adquirido rádio vitrola Telefunken, som HiFi, ligado numa emissoras do Rio, que transmitia a partida. O som ia e voltava cheio de ruídos.

Garrincha, o melhor do time, era de uma ingenuidade sem igual. Chegou a vender bem baratinho um rádio portátil que adquirira, uma novidade que o Brasil não conhecia. Os colegas disseram a ele, de gozação, que o rádio só falava sueco. Naquele tempo, os atletas só pensavam em jogar bola, ao contrário dos de hoje que pensam mais em dinheiro e fama do que em futebol.

Quando o juiz francês apitou o final da partida, o Brasil ganhava de 5x2 e era o melhor do mundo. Um amigo nosso, Airton, foi pra calçada, tirou uma bomba rasga-lata do bolso e riscou numa caixa de fósforos. Em meio à euforia da vitória, jogou fora a caixa de fósforos... e a bomba explodiu, levando seus dedos.

A copa marcava também a estreia de um jovem de 17 anos, Pelé, que depois se transformou no maior craque do planeta. A glória da chamada era Garrincha é vista de novo no Chile em 1962. Na final contra a Tchecoslováquia, Garrincha jogou com 38 graus de febre. 3X1.

A Copa foi ganha pela terceira vez em 1970, na Cidade do México. Brasil 4x1 Itália. A Taça Jules Rimet ficou definitivamente no país. Depois foi roubada e nunca mais se teve notícia dela.

Aí, o Brasil amargou um jejum de 24 anos. Só em 1994 a seleção canarinha voltaria a disputar a final de uma Copa. E lá está a Itália de novo como adversária. A exemplo do que ocorreu no México, os italianos perderam e o Brasil voltou dos Estados Unidos com o tetracampeonato.

A Copa de 2002 foi na Ásia, com os jogos no Japão e na Coreia do Sul. No último jogo, contra a Alemanha, Ronaldo fez dois gols e o Brasil virou pentacampeão. Somos o único país a ganhar copas nos três continentes onde a competição foi realizada: Europa, América e Ásia.

E agora, José, perguntaria o poeta Drummond. Em 1950 a festa acabou no Maracanã com a vitória do Uruguai. ”A luz apagou / o povo sumiu / a noite esfriou / E agora José?”. Em 2014 vai acabar de novo no Maracanã.


“E agora, você que é sem nome / que zomba dos outros / você que faz versos / que ama protesta / E agora José?”

 Wilson Ibiapina

Nenhum comentário:

Postar um comentário