segunda-feira, 17 de junho de 2013

CRÔNICA

A CRISE DO POLITICAMENTE CORRETO

Houve a crise do comunismo, a partir da queda do muro de  Berlim, do fim da União Soviética, do afrouxamento do regime socialista na China e na ilha de Cuba. Esta, sem ajuda financeira da Rússia, é hoje um espectro daquilo que foi – um povo triste e empobrecido, comandado por um grupo de “walking deads”.

Além da pobre república insulada, resiste na senda da ditadura marxista a Coreia do Norte, também constituída de um povo zumbi, comandado por uma malta de malucos, liderados por um menino alienado.

Com a crise econômica que atingiu os países ricos, passou-se a falar em crise do capitalismo, sem contudo ninguém apontar qual seria a terceira via – uma alternativa à tirania estatal ideológica e à democracia plena com liberdade de mercado.

Eclode agora no Brasil a crise aguda do “politicamente correto”. O governo, nos seus três poderes e nas três esferas, assim como a imprensa, que é o terceiro poder da República, assistem estupefatos à degradação da tese da “liberdade de expressão”.

O povo tem direito de se reunir para se manifestar – essa é a tese genérica. Mas, que povo? Manifestar-se sobre o quê? Cem mil pessoas perambulam pelas ruas centrais de cada uma das grandes cidades brasileiras, cada manifestante movido por meia dúzia de insatisfações pessoais.

O mote central nos centros maiores, a princípio, foi um comezinho aumento de 20 centavos nos preços das passagens de ônibus. Mas já há quem queira tarifa zero, há quem brade por segurança pública, e por saúde, e por educação.

Há ainda os que protestam contra os gastos com a copa e contra a escalada da corrupção. E certamente cada um aproveita para externar também suas frustrações individuais – a carência amorosa, o insucesso no emprego, o bullying na escola, a reprovação nas provas...

E agora? Não há um “povo” específico protestando, nem uma causa específica para protestar. Estudantes, punks, góticos, emos, militantes, vadios – e até bandidos entre eles – por que não? Então, com quem negociar? E negociar o quê? Isso o Poder Público não sabe.

E agora? Mandar bater e dar tiros de borracha, aderindo a recursos politicamente incorretos e assumindo uma democracia falsa? Ou deixar que incendeiem as cidades, em nome das mais amplas “liberdades democráticas”?

Por Reginaldo Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário