sábado, 22 de junho de 2013

OPINIÃO

OS DOIS PRINCIPAIS TEMAS SOBRE AS MANIFESTAÇÕES DE PROTESTO

Dois temas importantes surgem nesse momento das manifestações públicas de protesto no Brasil.

Primeiro, a clara divisão dos participantes das passeatas em três grupos distintos:

a) o dos manifestantes legítimos, que são a imensa maioria, integrada por estudantes de cara pintada, portando cartazes espirituosos, casais de namorados, comerciários, profissionais liberais, pessoas mais maduras, nostálgicas dos movimentos populares de sua juventude;

b) o dos vândalos e baderneiros, composto por uma “esmagadora minoria”, marcada por jovens maus resolvidos na vida, consumidores de drogas leves, geralmente pitboys musculosos;

c) o dos bandidos, composta por ladrões e traficantes,  que antagonizam a polícia na sua vida pessoal e aproveitam a oportunidade para confrontá-la, e para praticar roubos logo após as passeatas. Caracterizam-se pelo torso nu, e pelo uso de bonés, fazendo de máscaras as próprias camisas.

Segundo, a organização da pauta de reivindicações, que ainda está múltipla e difusa. Está circulando nas redes sociais a seguinte tabela, que indica prazos para cada providência.



Sobre o primeiro tema, quanto aos bandidos, dizemos que a polícia deveria doravante inverter o jogo, aproveitando a oportunidade das passeatas para encurralá-los e prendê-los em cardumes, usando de especial estratégia de "arrastão policial", atentando para as suas características e atitudes suspeitas, no momento da dispersão das marchas.

Quanto aos vândalos, reconhecendo que praticam crimes contra a paz social e o patrimônio, e lamentando os prejuízos que causam, admitir que eles têm uma função útil no contraponto ao autoritarismo estatal, quando reagem à imposição de roteiros e à proibição de acesso aos melhores logradouros para o protesto pacífico. Uma grande manada de ovelhinhas, balindo docemente e soando os chocalhinhos, enleva e comove, mas precisa de cães pastores para se impor à manha lupina  da nossa classe política.

Quanto ao tema das pautas, cremos que, objetivamente, bastaria cobrar a convocação imediata de uma constituinte, a ser presidida por uma comissão de notáveis brasileiros, absolutamente cabeça fria e ficha limpa, a fim de que se realize a necessária reforma política, revisando por inteiro a legislação eleitoral. Quem sabe, até passando ao sistema parlamentarista de governo, em que o povo tem muito mais controle sobre os governantes.         

Por Reginaldo Vasconcelos        

Nenhum comentário:

Postar um comentário