segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

ARTIGO - 19 Anos de Ordenação Pe. Ivan Dias (FAM)

DEZENOVE ANOS DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL
DO Pe. IVAN DIAS, SJ
Fernando Antônio Mesquita*


Coisa admirável! A religião cristã, que parece não ter outro objetivo senão a felicidade da outra vida, nos proporciona, também, a felicidade nesta. (MONTESQUIEU).


Primeiro dos sacerdotes de que se tem registro na História Sagrada (Gênesis, 14, 18-20), Melquisedec aparece na história como Rei de Salém (Jerusalém primitiva), sem genealogia, sem descendência nem qualquer registro de início ou de fim da sua vida.

Na sua Carta aos Hebreus, no entanto, São Paulo nos diz que

Considerai, pois, como Melquisedec era grande: Abraão, o Patriarca, lhe deu o “dízimo dos despojos”. Segundo a Lei de Moisés, os descendentes de Levi que se tornam sacerdotes devem receber o “dízimo do povo”, isto é, dos seus irmãos, embora estes também sejam descendentes de Abraão. Melquisedec, porém, sem figurar entre os descendentes de Levi, recebeu o “dízimo de Abraão” e ainda lhe deu a sua bênção, a ele que havia recebido as promessas de Deus. Ora, aquele que recebe a bênção é, sem dúvida, menos importante do aquele que a concede.

“Rei de Justiça” é o significado do nome Melquisedec. Na Bíblia, é identificado como sacerdote do Deus Altíssimo (Gênesis, 14, 18). Ao contrário do ofício de Aarão, cuja continuidade era assegurada hereditariamente, o de Melquisedec é eterno. Com apenas um sacrifício, seu Ministério se plenificou, pois, com a morte de Cristo, nos foi assegurada a eterna redenção perante Deus (Hebreus, 7, 23-28).

Jesus Cristo tem uma genealogia que remonta a Abrão e, em última instância, ao próprio Deus. Na qualidade de filho de Deus, entretanto, ele é eterno: não possui procedência genealógica (João 1, 1-3).

Neste sentido, pois, Melquisedec é uma prefiguração perfeita do Filho de Deus. 

Nosso sacerdote, Padre Ivan Dias, recebeu do Espírito Santo, por intermédio da Igreja, o múnus sacerdotal – Sacramento da Ordem. Quando de sua ordenação, ouviu do Bispo as palavras do Salmo de David: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec.

De tal modo, na oportunidade na qual o homenageado, Padre da Ordem Jesuítica, José Ivan Dias, perfaz 30 anos de existência religiosa e 19 de vida sacerdotal, ocorrida 1997, no exato sentido de Melquisedec, particularmente, e no nome dos componentes da Sociedade Médica São Lucas, o abraçamos efusivamente pela transcorrência de tão distinto e não menos magno dia.

Auguramos-lhe, por conseguinte, vida longa, permanência segura nos ditames religiosos e humanos que escolheu para obedecer, sob os auspícios da Santíssima Trindade. Nesta homenagem, então, é latente nossa intenção de solicitar do Altíssimo as graças e bênçãos para figura tão grada da Sociedade e do Clero brasileiros, pontificando, novamente, com a ideia davídica – Tu es sacerdos secundum in aeternum ordinem Melchisedech.



Nenhum comentário:

Postar um comentário