segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

ANEDOTA - Saída Honrosa (HE)

SAÍDA HONROSA
Humberto Ellery


O empresário Jonas Suassuna, perguntado acerca da “reforma” do sítio-do-Lula-que-não-é-do-Lula, lá em Atibaia, informou que não sabia de nada, pois a “reforma” foi feita na parte do sítio que não é sua, mas do seu sócio Fernando Bittar, já que o imóvel é propriedade legal (?) dos dois.

Essa resposta me fez lembrar a anedota sobre a conversa do bebim com o pároco.

Diz-se que o bebim vinha com uma garrafa da mardita na mão quando deu de cara com o pároco. O pároco, entre severo e afetuoso, começou a admoestar:

– Meu filho, aonde você vai com essa garrafa de pinga? O bebim, meio encabulado, respondeu humildemente:

– Seu Padre, eu e meu irmão fizemo uma vaquinha e compremo essa garrafa de cana, mode nóis comemorar as festas de S. João (botou logo um santo no meio da história, para tentar comover o prelado).

O pároco argumentou então que era melhor comemorar o santo com rezas, penitências, jejuns e outras mortificações. 
O bebim, para se livrar do sermão, fingiu concordar com o pároco, disse que assim faria, e já foi se afastando com a garrafa na mão.

O pároco então pediu:

– Meu filho, já que você não vai mais beber essa cachaça, por que você não a derrama? – ao que o bebim redarguiu:

– Não posso, seu Padre, pois a garrafa não é só minha, metade é do meu irmão. O padre insistiu:

– Pois derrame só a sua metade e leve o restante para o seu irmão. E o bebim:

– Não dá, seu padre, pois a minha metade é a que está embaixo



Nenhum comentário:

Postar um comentário