domingo, 3 de agosto de 2014

NOTA ACADÊMICA

ANIVERSÁRIO DE IVENS DIAS BRANCO


Neste domingo, dia 03 de agosto, completa 80 anos de idade o empresário cearense Ivens Dias Branco, Membro Benemérito da ACLJ.

Filho primogênito do português Manuel Dias Branco e da brasileira Maria Vidal de Sá, Ivens nasceu na cidade cearense de Cedro em 1934, terra de sua mãe, onde o casal morava e mantinha uma padaria.

Manuel Dias Branco
Em 1936 a família se transferiu para a Capital, onde Ivens se criou, e onde a sua empresa de panificação prosperou e se diversificou exponencialmente, mercê da grande capacidade de trabalho de Seu Manuel, que teve no filho mais velho um parceiro e continuador dotado de imenso tino empresarial.

Ivens e a esposa Consuelo
Ivens Dias Branco é hoje detentor da maior fortuna econômica do Nordeste, e da oitava do Brasil, segundo o ranking da revista americana Forbes para este ano de 1914.

A publicação, especializada em avaliar e registrar a evolução patrimonial dos milionários do mundo todo, estima que o cabedal de Ivens Dias Branco supera hoje os quatro bilhões de dólares.

Mas a principal característica da fortuna dos Dias Branco é a origem absolutamente lícita de cada centavo amealhado, da primeira moeda ao mais recente bilhão de dólares, precioso dado ético que todos os cearenses conhecemos, mas que a Forbes não tem nas suas planilhas – e cujo cotejo não ousaria incluir entre seus critérios de avaliação.

A empresa M Dias Branco nasceu, cresceu e se diversificou em outras razões sociais do mesmo grupo por meio do trabalho regular e perseverante, sem um só fato desabonador ou menos digno, sem histórico de conduta empresarial “politicamente incorreta” – mesmo quando certas práticas amorais ainda não eram objeto de repressão legal.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário