sexta-feira, 8 de agosto de 2014

RESENHA (RV)

SECOS E MOLHADOS

Alfredo Marques e Freitas Júnior, advogados e comunicadores, membros da ACLJ, fazem análises políticas no Programa Da Hora, pela TV União, canal 21 da  Multiplay, de segunda a sexta, às 12:30h, com reprise às 18:30h.

O primeiro tem sempre comentários esquerdistas e ranhetas, seja em favor dos terroristas colombianos das FARC, seja em defesa das milícias palestinas do Hamas, posicionando-se ainda, sistematicamente, contra os interesses da Rússia, em face da Ucrânia, e contra os Estados Unidos, nas suas ações contra a Al-qaeda do Iraque.

O segundo lhe faz contraponto a tudo isso, primando pelo direito das maiorias contra as minorias agressivas, a favor dos militarmente mais fortes contra organizações irregulares, ponderando com bom-senso em defesa do establishment e da ordem regular internacional. É um método inteligente de estabelecer o contraditório, para fazer o espectador raciocinar. 

Mas ambos concordam nas críticas e análises que fazem sobre a política local. Criaram o quadro “Ficou na Promessa”, em que apresentam filmes de campanhas anteriores, nos quais os então candidatos prometem mundos e fundos, em troca de votos.

Os jornalistas fazem então o cotejo das promessas com as verdadeiras ações e condutas que os eleitos adotaram no exercício do governo. Novamente um trabalho valoroso contra os embustes da politicagem. Afinal, como dizia Millor Fernandes, jornalismo a favor não é jornalismo, mas comércio de secos e molhados.


*Reginaldo Vasconcelos
Advogado e Jornalista
Titular da Cadeira de nº 20 da ACLJ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário