terça-feira, 5 de agosto de 2014

NOTA ACADÊMICA

Universidade de Fortaleza
e Grupo M. Dias Branco
firmam parceria


Ivens Dias Branco e Airton Queiroz
A Universidade de Fortaleza (Unifor) e o Grupo Empresarial M. Dias Branco, entidades beneméritas da ACLJ, firmaram parceria na quarta-feira, dia 02 de julho, visando a realização de pesquisas relacionadas à cadeia produtiva do trigo e alimentos em geral, além de promover capacitação profissional. 

O setor da panificação no Brasil chega a faturar 60 bilhões de reais ao ano, e atende a mais de 55 milhões de clientes por dia, produzindo um dos alimentos mais tradicionais, baratos e substanciosos, consumido há milênios e em todos os quadrantes do Planeta.

Contudo, a panificação no País ainda necessita de mão de obra qualificada e, para atender a essa demanda, a Universidade de Fortaleza e o Grupo M. Dias Branco firmaram a referida parceria. O convênio busca desenvolver projetos de pesquisas nas áreas da saúde, educação e tecnologia, relacionados à cadeia produtiva do trigo e de alimentos em geral.

A Reitora Fátima Veras, o Executivo Luiz Eugênio Pontes,
o Chanceler Airton Queiroz e o empresário Ivens Dias Branco
Para o diretor corporativo do grupo M. Dias Branco, Luís Eugênio Pontes, o setor da panificação precisa de inovação, novos processos, equipamentos, além de melhorar a qualidade nutricional do pão. 

Observamos que no Brasil não existe nenhuma escola de qualidade de panificação que possa dar um choque de qualidade no setor da panificação no país. Não existe nenhum curso de gastronomia de alto nível, de panificação ou de confeitaria”, observa.

De acordo com Clarice Vergara, coordenadora do curso de nutrição, a aproximação entre o Grupo M. Dias Branco e a Universidade de Fortaleza acontece há dois anos:

O Grupo M. dias Branco vem organizando uma série de ações em comemoração ao dia do nutricionista e apoiando várias iniciativas da Universidade. Existe ainda uma preocupação em comum entre as partes, de não relacionar o curso de nutrição ao modismo, relacionados à estética, como as dietas detox e sem glúten”, enfatiza.

Um dos objetivos do M. dias Branco é renovar a cadeia produtiva do trigo e do pão, de maneira que esse alimento possa ser mais saudável e nutritivo, para auxiliar carências nutricionais em crianças na fase escolar, por exemplo”, diz Clarice. O convênio abrange as áreas de saúde, educação e tecnologia, mas tem também como ideia a criação de um curso de panificação em parceria com entidades francesas.

Segundo Artur Benevides, gerente de planejamento comercial do Grupo M. Dias Branco, a parceria com a Unifor consolida um trabalho que vem se desenvolvendo ao longo desses dois últimos anos, através do curso de nutrição.

Esses dois grandes grupos empresariais do Brasil vêm promovendo a qualificação profissional no setor de alimentos, que é um setor que cresce muito, mas, ao mesmo tempo, é carente de atividades inovadoras, de bons profissionais. Nós pretendemos tornar o estado do Ceará um modelo para o Brasil, com cursos de qualidade na área de alimentos, mas também na área de gastronomia e todas as áreas que envolvem a cadeia do trigo”, afirma Artur.

Ivens Dias Branco, presidente do Grupo M. Dias Branco, fala sobre a importância dessa parceria para a população:

Eu acho essa parceria muito importante, pois sabemos a carência nutricional da grande massa e que muita coisa não é aproveitada adequadamente. Sabemos também que na panificação se pode tirar proveito alimentar, incluindo proteínas e vitaminas que terão valor nutricional para a população de baixa renda”, diz.

“Já para população de maior poder aquisitivo nós pensamos em produzir produtos de alta qualidade, a modelo dos existentes no mercado internacional. A experiência que temos de conhecer a matéria-prima necessária em conjunto com os conceitos nutricionais adequados, poderá ser muito proveitosa” – complementa.

Ivens Dias Branco fala ainda sobre o investimento em formação profissional e mão de obra especializada para se gerar um mercado qualitativo e seguro, gerando benefício para a população em geral.

Sobre a escolha da Universidade de Fortaleza para a parceria, o empresário fala na importância de se aliar a uma estrutura de ensino diferenciada:

Nós pensamos em ter uma estrutura de ensino que fosse gabaritada e personalizada, e como a Unifor já possui o curso de nutrição, nada mais adequado do que nos unirmos a ela”, afirma. “Hoje nós vivemos a fase do conhecimento. Não é o fazer por fazer. É fazer conhecendo”, diz Ivens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário