quinta-feira, 7 de agosto de 2014

ARTIGO (VCPJ)

DE NASCENÇA
Exposição Fotográfica 
de João Palmeiro
Valdester Cavalcante Pinto Jr.*

Quando algo é belo, examine-o com cuidado em busca de uma verdade oculta.                (George Bernard Shaw)


De Nascença revela, por meio de fotografias, poemas e outros textos, a vida das crianças com cardiopatia congênita, ou seja, doença do coração presente desde o nascimento, vitimando nove em cada mil crianças nascidas.

De Nascença dá vida à exposição do mesmo nome, na ideia de tornar possível revisitar momentos desses miúdos, captados, como se nota pela expressão sublinhada, por um olhar lusitano. A maturação do intento consumiu horas de conversa, em que a imaginação era ponto de partida.

Era vital interiorizar as percepções do cirurgião que, pelas mãos e o coração, tornou vidas possíveis e, nesse ritmo, transforma o cotidiano do autor da obra fotográfica, João Palmeiro.

Para cada encontro com os pequenos, havia planejamento, e o método de interagir era deliberadamente pensado. E só assim foi possível captar sensações. Relatava-me que as fotos eram “cheiradas”, tamanha era a proximidade dele com a criança. Certamente, carrega consigo esses momentos vividos em hospitais, residências, escolas e espaços públicos de Fortaleza.

Após cada sessão, sem descanso, seguia a rotina de escolha onde o olhar crítico não permitia a seleção de imagens necessitadas de reparos. Somente depois, revelava o fruto de horas de trabalho e, então, se seguia nova seleção de fotografias que dialogassem com os textos ou que, por si, se impunham para o roteiro realizado. Deixamos para a memória obras-primas. Aquelas escolhidas formaram um banco de fotos, e um terço destas compões De Nascença.

Nova tarefa, não menos difícil, foi definir quantas e quais seriam selecionadas para a exposição, de modo que Palmeiro fez a primeira escolha delimitada pelo impacto que as imagens provocariam em revelar o tema proposto. Completam a exposição fotos do livro e do acervo fotográfico, de igual importância, que ajudam a percorrer o caminho dessas crianças de coração.

O envolvimento com a obra foi absorvido pelo responsável pela impressão, Janus Lonngren, afeito à perfeição, que, ao pigmentar o branco com o preto, provoca, ao olhar, a sensação de aproximar-se da cena.

A obra fotográfica inserta no livro e usada na exposição foi doada a João Palmeiro ao InCor Criança-CE, que intenciona, em momentos oportunos, expor noutros espaços. São singulares as fotografias da exposição, por contarem com a assinatura do Fotógrafo. A reprodução das imagens autorizadas pelo InCor-Criança segue a metodologia de impressão dos originais. As réplicas têm imprimidas no verso: certificação de impressão, autenticidade e autorização.

A mostra indica à sociedade minorias vitimadas por falta de políticas públicas efetivas, ilumina rostos que, até então, eram conhecidos apenas por seus componentes familiares e profissionais envolvidos com a causa. Instiga, pois, o estamento burocrático à tomada de decisões em prol da vida.

*Valdester Cavalcante Pinto Júnior 
Cirurgião cardiovascular pediátrico
 Fundador do InCor Criança-CE
Pertence ao corpo de cirurgiões do 
Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará e do 
Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes 
Mestre em Políticas Públicas pela UFC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário