segunda-feira, 4 de agosto de 2014

ARTIGO (VM)

UM CAPÍTULO DE HISTÓRIA
DO ENSINO ODONTOLÓGICO NO CEARÁ
Vianney Mesquita*

A ingratidão é uma das formas mais difusas da amnésia. (Albert Delvaille, autor dramático francês).



No Estado do Ceará, o Professor José Dilson Vasconcelos de Menezes é, sem contestação, o mais operoso artífice da historiografia odontológica de nossa terra.

Pesquisador inato dos feitos da Ciência de Fouchard entre nós, ele escreveu relevante segmento para a historiografia odontológica local, no auge de sua maturidade produtiva nos diversos aspectos da Dentística, o qual agora reli – Um Sonho de 23 Anos.

Nesse volume, ele narra, com incomparável poder de suma, o enredo de criação de um dos cursos de graduação em Odontologia de Fortaleza, do qual é o progenitor e foi, até 1995, seu coordenador.

Essa Proto-história expressa sem paixão, nem mágoa, sine irae et studio, o dealbar, e o ocaso para si,  de um sonho mimado há mais de duas dezenas de anos. Sentimentos à parte, ressentimentos no olvido, o texto sóbrio retrata em boa definição cromática os tons díspares de um enredo combinado de fatos e comportamentos louváveis, da parte de muitos, com as tintas descoradas por atitudes descabidas de poucos, mas suficientes para deslustrar um argumento tão bem concatenado no decurso de 23 anos de trabalho e vigília, chegando a imprimir no acervo da história o signo de pejo, que, certamente, a bruma do tempo já houve por bem expungir.

Haveremos de convergir, no entanto, na ideação bíblica de que semente em terra boa produzirá frutos cem por um; e que, também, chegar ao ápice da glória sem pisar espinhos nem eludir calhaus, de nada aproveita ao homem.

O fato é que o Dr. Dilson se arrimou em longa e qualificada prática na seara da Ciência com a qual se ocupou no curso de três quartos de sua vida – no consultório, associações de classe, universidades, bem assim em associações nacionais e internacionais de ensino e pesquisa odontológica.

Após esse trajeto, fundou o curso de que a obra cuida com o mais apurado senso de responsabilidade, fidelidade aos métodos de procura, sempre neutral em relação aos seus achados, a fim de se afastar do bias tão comum no pesquisador jejuno e apaixonado, condição moral do bom investigador em qualquer senda do conhecimento, fato a conferir-lhe fidedignidade e valor.

O volume encerra história plena de detalhes importantes, lições de vida e de dedicação a uma causa que decidiu abraçar com denodo e à qual imprimiu toda sua intensão moral e intelectual, com vistas a suprir as enormes necessidades de uma terra de edêntulos e cariados, numa academia então emergente, de grande prestígio nacional e onde se registram numerosos pontos de excelência.

O compêndio é história viva, contada exclusivamente por intermédio de fontes primárias, coetâneas dos acontecimentos, exibindo-se como vertente para que outros investigadores, assentados nos seus vestígios, levem adiante para os pósteros os registos dos nossos sucessos em campo tão prolífero como o da Ciência Dentária em nosso meio.


*Vianney Mesquita 
 Docente da UFC 
Acadêmico Titular da Academia Cearense da Língua Portuguesa  
Acadêmico Emérito-titular da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo 
Escritor e Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário