terça-feira, 13 de novembro de 2018

COLUNA VICENTE ALENCAR - 1340 (12.11.18)


VICENTE ALENCAR
COLUNA Nº 1340
Segunda-feira, 12 de novembro 2018
ANO DO CENTENÁRIO DO FORTALEZA
 Terra de Raquel de Queiroz 

CEARÁ 
Terra de Artur Eduardo Benevides
NORDESTE 
Terra cantada por Lauro Maia nas letras de suas músicas.

ABORTO É HOMICÍDIO


AO CAMPEÃO OS APLAUSOS.
O Fortaleza Esporte Clube, “O Leão do Pici” – denominação que eu criei em 1967, quando integrava os Departamentos de Esporte da Gazeta de Noticias e da Rádio Dragão do Mar, está de parabéns  – depois de dois Vices na antiga Taça Brasil, em 1960 e 1968, conquistou, no sábado, o título de Campeão Brasileiro da Série B, ao vencer o  Havaí, em Florianópolis, por 1 x 0.

OS MERECIDOS
aplausos ao Clube dos inesquecíveis Alcides Santos, João Montenegro (fundadores), Mozart Gomes, Renato Brito Bastos, Antonio Gumercindo, Belém de Figueiredo, Jackson de Carvalho (autor do segundo Hino do Fortaleza), Alfredo Sampaio, J. Arabá Matos, César Coelho, José Raimundo Costa, Humberto Rocha, Carlos Fred, Fernando Coração de Leão,  Bonifácio de Almeida, Moesio Gomes, Luis Rolim Filho, Déa Campos Frota, Sérgio Bomfim e tantos outros.

OS GRANDES TRICOLORES.
Também de parabéns Wildo Celestino de Oliveira, Ângelo Osmiro Barreto, Pedro Sampaio, Mozart Martins, Edgar Carlos Amorim, Silvio Carlos Vieira Lima, Emanuel Magalhaes, Rogério Alencar, Cid Carvalho, Anastácio de Castro, Júlio Sales, Mardônio Filho, Walter Miranda Filho, Mário Otoni,  Luciano Bernardo de Lima, Zé Paulo, Mimi, Geraldino Saravá, Pedrinho Simões, Amilton Rocha, Paulinho do Mosaico e centenas de milhares de outros nomes, Parabéns!

VALE SALIENTAR
entre os nomes citados que o artilheiro Geraldino Saravá, atualmente com 78 anos, é o principal artilheiro do Campeão dos Campeões com 237 gols, nenhum deles de penalti. Geraldino é o principal artilheiro do Estádio Castelão com 98 gols assinalados e o maior artilheiro do Estádio Romeirão, em Juazeiro, com 62 gols.

LEMBRAMOS
que foi uma verdadeira apoteose o desfile da Torcida do Fortaleza, com seus automóveis e motos, à noite de sábado na Av. Beira Mar. O Clube da Garotada (criação de José Raimundo Costa) foi Campeão Brasileiro, com duas rodadas de antecipação, pois ainda lhe restam os compromissos diante do Juventude e do Coritiba.

– Vem aí... a Lei rua neles, chegando bem na hora! vai mexer no Bolso! Ora!

CEARENSES INESQUECÍVEIS
José Rebouças Macambira foi um dois mais competentes professores, do Ceará e defensor intransigente da Língua Portuguesa.

Nasceu em 17 de Novembro, de 1917, portanto, há 101 anos. Membro da Academia Cearense de Letras, morreu em 17 de janeiro, de 1992, aos 74 anos. Lecionou Português, Grego, Latim e Francês, no Liceu do Ceará.

Um dos seus livros, de grande destaque, foi “Gênese e Desenvolvimento da Integração Latina”, publicado em 1951.

NESTA SEGUNDA-FEIRA
às 16 horas, a Academia Cearense de Letras promoverá a Sessão da Saudade, numa homenagem póstuma à memória de quatro acadêmicos, recentemente desaparecidos: Carlos D’Alge, F. S. Nascimento, Horácio Didimo e Genuíno Sales. Reunião que será presidida pelo Acadêmico Ubiratan Aguiar. Estão convidados todos os amigos, familiares, conhecidos, ex-alunos e tidos aqueles que os admiravam.

À NOITE
desta segunda-feira (19:30h), dia 12, no Auditório da Biblioteca da Unifor, o lançamento do livro “Há um Deus na minha Casa dos Sonhos”: Autora: Poetisa Inêz Figueiredo.

PROGRAMA VICENTE ALENCAR EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE, de segunda a sexta-feira pela Rádio Assunção Cearense AM 620 no horário das 22 às 23 horas.

TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO,
a nossa reunião mensal de educação e cultura, na Academia Cearense de Letras – contando com a sua presença – se repetirá das 9:30h às 11:30h, amanhã, dia 13. Compareça.

A PARTIR
das 19 horas e 30 minutos desta terça-feira, mais uma reunião da Academia Cearense de Literatura e J, na Tenda Árabe, Rua João Brigído. Em seguida na Embaixada, um novo Sarau Literário.

TRÓIA
uma viagem para o futuro” é o título do livro da escritora cearense Grecianny Carvalho Cordeiro.  Será lançado no sábado, dia 15, às 10 horas da manhã, no Centro de Compras Del Paseo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário