quinta-feira, 10 de maio de 2018

CRÔNICA - Só São Pancrácio na Causa! (HE)



SÓ SÃO PANCRÁCIO NA CAUSA!
Humberto Ellery*


A minha sogra querida (sem ironia, por favor) completou, em janeiro último, 100 (cem) anos de uma vida piedosa e dedicada aos valores cristãos.

Há alguns anos, ao chegar a sua casa, vi que ela estava procurando alguma coisa numa bolsa em que guarda seus objetos de devoção. São santinhos, terços, folhetos de missas com as letras de seus cânticos – um volumoso emaranhado de papéis, guardados com todo o carinho.

Ao ver sua obstinação em escacaviar** aquela enorme bolsa em busca de não sei o que, resolvi ajudá-la e perguntei: 

– O que é que você tanto procura nessa bolsa?. Ela me respondeu com uma pergunta:

– Ellery, você conhece a oração poderosa de São Pancrácio?

Respondi-lhe que São Pancrácio foi decapitado em Roma nos primórdios do Cristianismo, ainda adolescente, por não abjurar sua Fé. Preferiu enfrentar a morte. Como era ainda bem jovem ele é considerado o padroeiro dos adolescentes. Como sou Teólogo, e Ministro da Eucaristia, estou sempre sendo consultado pelos amigos e familiares acerca de questões religiosas.

Complementei, informando-lhe que a tradição reza que sua oração é muito poderosa, e ajuda aos que estão desempregados e precisando de dinheiro. Mas obtemperei  que o próprio Jesus nos ensinou apenas uma oração, o Pai Nosso. Então, se há uma oração poderosa, seria essa. Acrescentei que não tenho nada contra as outras diversas orações, que para mim constituem uma grande riqueza devocional do Catolicismo.

Por fim, sugeri:

– Sogrinha, derrame todo o conteúdo da bolsa sobre a mesa, e vá lentamente colocando cada pedacinho de papel de volta, que a oração com certeza será encontrada.  Para minha surpresa ela respondeu que já usara quatro vezes essa técnica, e todas resultaram infrutíferas.

Em seguida, “varada de luz como um santo de vitral”, transbordante de Fé,  me fitou e disse: “Mas desta vez, tenho Fé em Deus que vou achar” – e entornou todo o conteúdo da bolsa sobre a mesa.

Essa obstinação em procurar algo, que não tem a menor possibilidade de encontrar, me lembrou do Inquérito sobre o Caso Rodrimar, em que o Ministro Barroso concedeu mais sessenta dias (e mais sessenta, e mais sessenta) ao Delegado da PF para ver se acha um indício, ao menos, de que o Presidente Temer cometeu algum crime – mais generoso que o crediário da Casa Pio, que só dá 30, 60 e 90 dias, pois o Caso Rodrimar já vai com mais de duzentos.

A minha sogra finalmente achou a oração, mas ela estava movida pela Fé, e não pelo ódio!



** ESCACAVIAR – Uso geral. Revirar coisas em busca de algo. Escrutinar fatos, instar pessoas, fazer gestões exaustivas para dirimir uma dúvida ou obter uma informação. Também se diz “cacaviar”.  (Glossários de Expressões Cearenses – adendo do Manual de Redação Profissional da ACLJ).


Nenhum comentário:

Postar um comentário