quinta-feira, 10 de maio de 2018

CRÔNICA - As Profissões do Filho (WI)


As profissões do filho
Wilson Ibiapina*



Você não imagina a alegria do general Danilo Venturini quando soube que seu filho Danilinho estava estudando karatê com o  professor Flávio Testa. 

O general, capixaba de Itarena, de ascendência italiana foi ministro da Casa Militar do governo Figueiredo. 

Foi também, ministro para Assuntos Fundiários, ministro de Segurança Institucional. Fez parte da cúpula dos governos militares nos anos 60 e 70, destacando-se como um defensor da transição  dos militares para a democracia. Casado  com dona Amarílis Portugal Venturini, o casal teve três filhos: Angela, Danilo e Márcio.

Além de suas preocupações profissionais, esteve sempre ligado na educação dos filhos. A sua formação militar o levou pela vida a seguir o método cartesiano de aceitar apenas aquilo que é certo e irrefutável e consequentemente eliminar todo o conhecimento inseguro ou sujeito a controvérsias. Por isso, quando soube que o Danilo estava cursando arquitetura tomou um susto. Na época, confundia-se arquitetura com decoração, coisa afeminada, parecia curso destinado a mulher. Dizia a todo mundo que o filho que levava seu próprio nome, estudava engenharia.

Decepção, mesmo, foi quando encontrou em uma mesa de casa um fôlder com a propaganda de um  balé que tinha como destaque, pasme, Danilo Venturini Filho. O general quase que teve um troço. Bailarino, era demais. Hoje, já casado, morando nos Estados Unidos, Danilo Filho, resolveu fazer gastronomia, virou master chef. Um dia, visitando seus pais em Brasília, resolveu fazer um almoço. Queria mostrar suas qualidades culinárias. O general chamou uns colegas de farda com suas respectivas esposas. Ao final, o elogio foi geral. Quem fez tão saboroso ágape, queriam saber. O general, mais uma vez, demonstrou que não gostara nem um pingo da nova profissão do filho, apontou pro Danilinho e apresentou: “Foi aqui o meu, filho. Ele é formado em hotelaria”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário