terça-feira, 25 de outubro de 2016

ENSAIO - Um Pobre Homem da Póvoa do Varzim (VM)


SOBRE O ENSAIO
"UM POBRE HOMEM
DA PÓVOA DO VARZIM"
Reginaldo Vasconcelos*


Dá esse título a primoroso ensaio seu o acadêmico Vianney Campos Mesquita, artigo em que ele trata sobre o escritor lusitano Eça de Queiroz.

EQ foi um dos grandes símbolos daquela nacionalidade, no campo das letras, estando para Portugal como um Victor Hugo está para a França, um Shakespeare para a Inglaterra, um Machado de Assis para o Brasil.


Aliás, entre romancistas lusógrafos, Eça e Machado se ombreiam, e para os grandes apreciadores das obras ficcionais forjadas em idioma português esses dois competem pelo principal plinto do pódio.

Mesquita entra em texto bravamente, pontuando ser voz geral que o tema “Eça de Queiroz” é exaustivo, já esgotado por milhares de estudos acurados, de biografias, de teses de mestrado e doutorado, de modo a parecer ocioso abordá-lo uma vez ainda.

Em seguida Vianney Mesquita demonstra, em angusta e sintética narrativa, que ainda vale dizer mais uma vez quem foi Eça de Queiroz, desde sua origem na região do Norte Português, a cidade de Póvoa do Varzim, mesopotâmia aos rios Minho e Douro, até sua morte, em Paris, no ano de 1900, aos 55 anos de idade, depois de produzir uma obra literária preciosa, deixando no prelo um último livro, A Cidade e As Serras, postumamente publicado.

Vale a pena e eu recomendo acessar o link abaixo, para conferir esse belíssimo ensaio em que o confrade Vianney Mesquita, um dos maiores bibliófilos e filólogos que compõem a ACLJ, traz a memória viva de Eça de Queiroz.


TECLE EM

Nenhum comentário:

Postar um comentário