quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

DISCURSO

AGRADECIMENTO DO TÍTULO DE CIDADÃO FORTALEZENSE CONCEDIDO PELA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA A CÁSSIO BORGES
(Em 13 de novembro e 2013)


EXMO. SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA VEREADOR, WALTER CAVALCANTE, QUE PRESIDE ESTA SESSÃO, EM NOME DO QUAL SAÚDO OS DEMAIS VEREADORES AQUI PRESENTES;

 EXMO. SENHOR  PREFEITO DA CIDADE DE FORTALEZA, DR. ROBERTO CLÁUDIO RODRIGUES BEZERRA, EM NOME DE QUEM SAÚDO TODOS OS INTEGRANTES DO EXECUTIVO MUNICIPAL AQUI PRESENTE;

EXMO. DR. REGINALDO VASCONCELOS, AQUI REPRESENTANDO A ACADEMIA CEARENSE DE LITERATURA E JORNALISMO, NA QUAL, COM MUITA HONRA, SOU SÓCIO HONORÁRIO;


EXMO. SR. ENGENHEIRO VICTOR FROTA PINTO, MUI DIGNO PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA;

SENHORA MARIINHA BORGES, MINHA ESPOSA, EM NOME DA QUAL CUMPRIMENTO TODO O SEGMENTO FEMININO AQUI PRESENTE;

JORNALISTA MARCOS ANDRÉ BORGES, MEU FILHO, UM DESTACADO NOME DA NOBRE PROFISSÃO DE JORNALISTA NO NOSSO ESTADO; MINHA GRATIDÃO AO ATUANTE VEREADOR E MÉDICO IRAGUASSU TEIXEIRA, A QUEM FAÇO UMA SAUDAÇÃO ESPECIAL, SENDO ELE O AUTOR DA PROPOSTA APROVADA PELOS DIGNOS PARLAMENTARES DESTA CASA, ATRAVÉS DO QUAL SAÚDO OS DEMAIS REPRESENTANTES DO SEGMENTO MASCULINO PRESENTES A ESTA SESSÃO.

A MINHA HOMENAGEM PÓSTUMA AO VALOROSO E DESTEMIDO JORNALISTA MESSIAS PONTES, FALECIDO, PREMATURAMENTE, SÁBADO ÚLTIMO, QUE TEVE A IDEIA E A INICIATIVA DESTA HOMENAGEM, REITERANDO OS MEUS MAIS PROFUNDOS PESAMES E AGRADECIMENTOS AO SEU FILHO, JORNALISTA CARLOS PONTES, AQUI PRESENTE. MINHA SUDAÇÃO TAMBÉM AOS QUE PRESTIGIAM ESTA SESSÃO SOLENE TRANSMITIDA PELA TV FORTALEZA. 

                                    JOHN KENNEDY, EM SEU “PERFIL DE CORAGEM”, DISSE:
“UM HOMEM FAZ O QUE DEVE A DESPEITO DAS CONSEQUÊNCIAS PESSOAIS, A DESPEITO DOS OBSTÁCULOS, PERIGOS E PRESSÕES. É ESTA A BASE DE TODA MORALIDADE HUMANA”.

É COM ESTA FILOSOFIA DE VIDA QUE TENHO PAUTADO A MINHA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL, SEM NENHUM OUTRO PROPÓSITO SENÃO O DE SERVIR, COM  HONESTIDADE DE PROPÓSITOS, A SOCIEDADE NORDESTINA E BRASILEIRA ATRAVÉS DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE OBRAS CONTRA AS SECAS-DNOCS, ONDE INGRESSEI NO ANO DE 1958 E A CUJO ORGANISMO TRANSFIRO TODA AS HONRAS E GLÓRIAS DESTA GRATIFICANTE HOMENAGEM QUE, HOJE, RECEBO DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA. ESTA MESMA CÂMARA DESTE MUNICÍPIO FORTALEZA QUE, HÁ 18 ANOS, OUTORGOU-ME A CONFIANÇA E A RESPONSABILIDADE  DE SER, AO LADO DO SAUDOSO PROFESSOR THEÓPHILO OTTONI NETTO, PERITO DA CHAMADA CPI DA ÀGUA PARA APURAR AS CAUSAS E AS RESPONSABILIDADES NO EPISÓDIO DO ROMPIMENTO DO  SANGRADOURO DO AÇUDE GAVIÃO, “QUE PROVOCOU INUNDAÇÕES SÚBITAS EM AMPLA ÁREA DESTA CIDADE DE FORTALEZA, LEVANDO RISCOS DE VIDA À POPULAÇÃO, ALÉM, DE PREJUÍZOS MATERIAIS (CONFORME NARROU O JORNAL O POVO, EM 29 DE JUNHO DE 1995)”. NO AMPLO E CIRCUNSTANCIADO RELATÓRIO QUE PRODUZIMOS, APONTAMOS A “NEGLIGÊNCIA E A IMPERÍCIA”, ALÉM DE IRREGULARIDADES TÉCNICAS E ADMINISTRATIVAS DOS SETORES RESPONSÁVEIS PELA OPERAÇÃO E MANUENÇÃO DAQUELA OBRA.  UM  FATO

QUE NÃO PODE SER ESQUECIDO PARA QUE OUTROS ERROS DE ENGENHARIA, DA MESMA NATUREZA, NÃO  VENHAM A SER  COMETIDOS.  ESTA FOI A GRANDE LIÇÃO QUE APRENDEMOS DA MÁ GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS  DAQUELE TRISTE EPISÓDIO. NÃO É POSSÍVEL QUE UM TRABALHO DESTA NATUREZA, DO MAIS ELEVADO NÍVEL TÉCNICO-CIENTÍFICO, VENHA CAIR NA VALA DO ESQUECIMENTO, COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO. PARA OS QUE DESEJAREM, PODEREI FORNECER CÓPIA DO MENCIONADO DOCUMENTO.

SENHORES, O QUE EU PODERIA DIZER AQUI A MEU RESPEITO JÁ FOI DITO PELO DISTINTO CERIMONIALISTA EM LEITURA NO INÍCIO DESTA SESSÃO. NA REALIDADE, ELE LEU APENAS A MINHA BIOGRAFIA PESSOAL ELABORADA PELO O DISTINTO JORNALISTA DANIEL RIOS, QUE A DENOMINOU DE “IDAS E VINDAS DE UM CEARENSE”, POIS SERIA MUITO ENFADONHO PARA ESTA SOLENIDADE, SE ELE TIVESSE LIDO TAMBÉM O MEU CURRÍCULO PROFISSIONAL, POR SINAL, MUITO EXTENSO, DIGA-SE DE PASSAGEM.

ASSIM, COM O TÍTULO DE CIDADÃO FORTALEZENSE, UMA OUTORGA ÀS PESSOAS QUE SÃO ESCOLHIDAS PELOS DIGNOS PARLAMENTARES DESTA CASA, SÓ ME RESTA DIZER QUE CONTINUAREI EMPENHADO EM AJUDAR E PROMOVER O BEM ESTAR DA POPULAÇÃO CEARENSE NAQUILO QUE O MEU MODESTO CONHECIMENTO DE ENGENHARIA E DA CIÊNCIA HIDROLÓGICA POSSA SER UTILIZADA E, EM PARTICULAR, EM BENEFÍCIO DOS HABITANTES DESTA HERÁLDICA CIDADE DE FORTALEZA. O TÍTULO QUE, HOJE, RECEBO, AUMENTA A MINHA RESPONSABILIDADE COMO ENGENHEIRO E CIDADÃO, MESMO AOS 80 ANOS DE IDADE, E FAZ COM QUE EU SINTA PROFUNDA GRATIDÃO AOS PARLAMENTARES QUE APROVARAM MEU NOME, ENTRETANTO, COMO DISSE ACIMA, TRANSFIRO PARA O DEPARTAMENTO NACIONAL DE OBRAS CONTRA AS SECAS-DNOCS, TODO O MÉRITO E TODA A HONTRA DESTA HOMENAGEM E A DIVIDO COM TODOS OS MEUS COLEGAS QUE COMPÕEM O QUADRO DA ATIVA E APOSENTADOS DAQUELE GLORIOSO DEPARTAMENTO FEDERAL QUE DÃO E JÁ DERAM A SUA VALIOSA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOSSA REGIÃO.

QUERO, AINDA, NESTA OPORTUNIDADE, PRESTAR UMA HOMENAGEM PÓSTUMA AO MEU PAI, ARTHUR DA SILVEIRA BORGES, A QUEM DEVO ALÉM DA MINHA EXISTÊNCIA, A ÁRDUA TAREFA DE CRIAR-ME E EDUCAR-ME.  ELE QUE FOI PREFEITO DE SOBRAL, NA DÉCADA DE 30, UM DOS INTELECTUAIS DAQUELA CIDADE DE SUA ÉPOCA, EDUCOU-ME DENTRO DOS MAIS RÍGIDOS PRINCÍPIOS DA HONESTIDADE E DA MORALIDADE.  VIRTUDES ESTAS QUE TENHO TRANSFERIDO PARA OS MEUS DOIS FILHOS, MARCOS ANDRÉ DE LUCENA BORGES, JORNALISTA, COMO FOI MEU PAI, E SANDRA BORGES DEMART, ENGENHEIRA, ATUALMENTE RESIDINDO EM WASHINGTON D.C., ESTADOS UNIDOS.

PERMITAM-ME MAIS ALGUMAS PALAVRAS AO RELEMBRÁ-LO  NESTA SOLENIDADE PARA DIZER QUE NUNCA VI EM SUA PESSOA QUALQUER SENTIMENTO DE AMBIÇÃO, DE ORGULHO, HIPOCRISIA QUE, INFELIZMENTE, GANHAM CADA VEZ MAIS ESPAÇO NOS DIAS ATUAIS.   PORTANTO, TODAS AS MANIFESTAÇÕES DE ESTÍMULO E HONRARIA QUE TENHO RECEBIDO AO LONGO DE MINHA VIDA TENHO ATRIBUÍDO AO NOME DE MEU PAI, UM HONRADO SOBRALENSE, MUITO QUERIDO PELOS CONCIDADÃOS DE SUA TERRA NATAL DE SUA ÉPOCA, POIS QUE NA ETERNIDADE, ONDE SE ENCONTRA, QUERO QUE RECEBA O PREITO DE SAUDADES E O RESPEITO QUE DEDICO A SUA MEMÓRIA.
 
AGRADEÇO A TODOS VOCÊS PELAS HONROSAS PRESENÇAS.  AO TÉRMINO DESTA CERIMÔNIA, QUERO DIZER-LHES QUE SEMPRE ME SENTI UM CIDADÃO COM DUPLA CIDADANIA: SOBRALENSE E FORTALEZENSE. AGORA TENHO A SATISFAÇÃO E O ORGULHO DE DIZER QUE, DE FATO E DE DIREITO, SOU CIDADÃO FORTALEZENSE. MUITO OBRIGADO A TODOS.

*Cássio Borges
Engenheiro Civil
Membro Honorário da ACLJ

                                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário