sábado, 21 de dezembro de 2013

DISCURSO DE AGRADECIMENTO DE IVENS DIAS BRANCO

"Senhores,

Inicialmente eu quero agradecer ao meu amigo Arnaldo Santos a deferência da indicação.

Sinto-me profundamente honrado com a homenagem que hoje me presta a Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, ao me distinguir com o título acadêmico de Membro Benemérito desta respeitável associação de homens e mulheres comprometidos com a procura de valores.

Na pessoa do presidente da Academia, o Dr. Martinho Rodrigues, saúdo e ao mesmo tempo agradeço a todos os acadêmicos pela escolha de meu nome para tão significativa  honraria. Em particular, agradeço ao acadêmico Reginaldo Vasconcelos, Secretário-Geral desta Academia, pela gentileza das palavras a mim dirigidas na sua belíssima saudação.

Mesmo não estando ela presente, quero fazer uma referência especial à jornalista Adísia Sá, pelo trabalho que desenvolve à frente da Associação Cearense de Imprensa, em cujas instalações se realiza essa solenidade. Em nome dela, saúdo a todos os jornalistas aqui presentes. Ser admitido como Membro Benemérito desta nova Academia é para mim um privilégio e motivo de muita honra.

Sinto-me, na realidade, envaidecido, por poder integrar como confrade esse grupo seleto de pessoas cultas e letradas que em 2010 iniciou um movimento para criar uma nova academia literária no Ceará. Uma academia que pudesse servir de defesa às letras, às artes e à mídia cearenses, e, ao mesmo tempo, que pudesse se constituir em um fórum permanente de debates sobre a literatura e a mídia nacionais.

Esse movimento, que culminou com a criação de uma nova academia, com toda a sua essência, com figuras ilustres da nossa sociedade, como Dr. Lúcio Alcântara, Cid Carvalho, Edilmar Norões, Roberto Martins Rodrigues, Rui Martinho Rodrigues e Reginaldo Vasconcelos.

Em reuniões preparatórias visualizavam uma associação acadêmica, dinâmica e de espírito vivo, que pudesse, através da literatura ligeira, como crônicas e contos, se aproximar de nossa sociedade, para assim cultuar a nossa língua pátria, a nossa literatura e o bom jornalismo no nosso estado.

Uma academia que pudesse mesclar,  entre seus quarenta literatos cuidadosamente escolhidos, nomes ilustres e talentos a lapidar, resgatando o princípio da academia antiga onde mestres conviviam com discípulos e aprendizes, no dizer do acadêmico Rui Martinho Rodrigues, em crônica sobre a fundação da Academia.

Assim, em 04 de maio de 2011, nasce a Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, em marcante solenidade na Associação Cearense de Imprensa. Já nasce adulta e madura, cultuando e valorizando os principais ícones da cultura no Ceará, através de suas nomeações para patronos perpétuos de cada uma de suas quarenta cadeiras.

Nomes como Perboyre e Silva, Clóvis Beviláqua, Patativa do Assaré  e Rachel de Queiroz, para citar somente alguns – foram selecionados como Patronos Perpétuos.

Meus caros amigos e amigas. Está de parabéns o Ceará por contar com esse importante instrumento de fortalecimento da nossa cultura, que é a Academia Cearense de Literatura e Jornalismo. Rogamos ao bom Deus, para que continue a iluminar a cada um de seus acadêmicos, agraciando-os com o necessário saber,  para que assim se imortalizarem através de suas obras. Finalizando, que mais uma vez agradecer à Academia Cearense de Literatura e Jornalismo pela homenagem que me prestou.

Muito obrigado, e que Deus abençoe a todos."

Ivens Dias Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário