quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

SAUDAÇÃO

NOVA DIRETORIA DA ACM TOMA POSSE
Por Reginaldo Vasconcelos*


Recorro a este Blog para saudar de público a nova diretoria da Associação Cearense de Magistrados – ACM, na pessoa do Dr. Antônio  Alves Araújo, que assume a sua Presidência nesta sexta-feira, dia 31 de janeiro, e o faço em nome da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, entidade na qual o Dr. Araújo é um dos Membros Honorários.

Ademar Mendes Bezerra
Ricardo Alexandre
Dentre os novos diretores destaco o Dr. Ademar Mendes Bezerra, que na ACM lidera a ala dos magistrados eméritos; a Dra. Lisete Gadelha, culta desembargadora do nosso Tribunal de Justiça; o Dr. Irandes Bastos Sales, um dos mais preparados juízes do Estado, e, especialmente, os Drs. Roberto Viana Diniz de Freitas, Diretor de Comunicação Social, e Ricardo Alexandre da Silva Costa, aquele que na ACM responderá por educação e cultura, pastas que tocam mais de perto a ACLJ.

Lisete Gadelha
Também fazem parte da nova diretoria os Drs. José Maria Sales, Daniel Carneiro, Francy da Costa Farias, Lirete Spínola, Antônio Teixeira de Sousa, Ana Cleyde e Henrique de Vasconcelos.

Eu e o Dr. Antônio Araújo nos conhecemos em um longínquo entroncamento do destino, quando éramos ambos muito jovens e iniciávamos a vida na profissão de industriário.

É claro que isso nos vincula pela nossa história pessoal, mas não somente isso importa, pois muitos velhos conhecidos e ex-colegas de trabalho não se consagram amigos, não constroem uma relação sólida, e não guardam um do outro a lembrança de uma convivência memorável.

Mas o Dr. Araujo e eu nos aproximamos por afinidades filosóficas, que mais se fortaleciam à medida que contrapúnhamos teses e antíteses em nossas longas discussões, cada um trazendo de sua experiência de vida convicções diversas, mas todas tendentes à melhoria do mundo, pela reflexão humanitária e pela síntese da ética.

RV e Antônio  Alves Araújo
Conto uma pequena história para dar uma medida de nossa velha relação. Certo dia, transitando juntos pelos jardins da fábrica em que ambos trabalhávamos, eu quis cortar caminho pela grama, transpondo uma pequena cerca que delimitava as alamedas, mas hesitei ao ouvir o protesto do Araujo:

Reginaldo, essa cerquinha foi instalada aí para ser obedecida. A gente pode lutar para que ela seja removida, mas até então não devemos transpassa-la.”

Não pulei a cerca e não pisei na grama aquela vez, e ao longo de toda a vida tenho evitado forçar limites, ainda inspirado na lição daquele jovem amigo, que depois foi objeto de uma crônica biográfica que fiz publicar já no meu primeiro livro, na qual eu descrevo a sua bela trajetória, e os seus meritórios sucessos – quando ele ainda era delegado de polícia.

Enfim, em meu nome e em nome dos pares da nossa Academia, quero parabenizar a todos os novos diretores da ACM pela bela campanha eleitoral que realizaram, bem como pela vitória honrosa sobre a chapa concorrente, certo de que o próximo triênio representará uma fase de muitos êxitos dessa Associação, tendo à frente o Dr. Antônio Araújo, que certamente continuará e engrandecerá o ótimo trabalho que vinha sendo realizado pelo Dr. Ricardo Barreto, o presidente anterior.

*Reginaldo Vasconcelos
Jornalista e Advogado
Titular da Cadeira de nº 20 da ACLJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário