terça-feira, 28 de janeiro de 2014

ARTIGO

Castanhão: Fui vencido nos meus argumentos, mas detestaria estar ao lado dos que venceram.

22 de janeiro de 2014 às 12:28 Eliomar de Lima

Em artigo enviado ao Blog do jornalista Eliomar de Lima, o engenheiro Cássio Borges avalia a construção do Castanhão.

Este breve artigo já diz tudo, entretanto o que nele está dito, ainda é muito pouco para caracterizar o erro grosseiro e inconcebível de engenharia de recursos hídricos que foi a construção da Barragem do Castanhão, não só por sua proximidade do mar (RN= 50m) como pelo seu excepcional volume de acumulação de 6, 7 bilhões de m3 de acumulação d’água.

É profundamente lamentável que a Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará-SRH, no início da década de 90, contrariando a opinião unânime da comunidade técnica local, tenha desprezado o excelente planejamento elaborado pelo DNOCS para o Vale do Jaguaribe em prol de vaidades e interesses pessoais ou corporativos. Uma decisão infeliz divorciada do uso otimizado dos recursos hídricos daquela importante região do Estado do Ceará e em total desrespeito ao prestígio, à tradição e o conceito do DNOCS em toda a região nordestina.


Agora, só me resta dizer, para traduzir este lamentável desserviço que a referida secretaria prestou à população cearense e em particular à população do Vale do Jaguaribe, é que a incompetência venceu a lógica, o bom senso e a razão. Parodiando Darcy Ribeiro, eu diria que fui vencido nos meus argumentos nos 14 anos de discussão que sustentei contra a construção desse empreendimento, mas “detestaria estar ao lado dos que venceram”.

* Cássio Borges
 Engenheiro Civil 
    Especialização em recursos hídricos e barragens 
  Membro Honorário da ACLJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário