terça-feira, 28 de janeiro de 2014

LÍNGUA DE CAMÕES


SÉRIE
DESLIZES DA ESCRITA
Impropriedades do Discurso
(2 de 4)
Por Vianney Mesquita*


A Filosofia é como uma árvore de que resulta como fruto a ciência (FARIAS BRITO, Raimundo. *São Benedito-CE-Brasil, 24.07.1862; + Rio de Janeiro, 26.01.1917).



“Marx – Pai do Positivismo” (!!!)

Esta, sem dúvida, é escorregadela inconcebível, pois sua vítima derrapa na lógica, defraudando a História. Ele escreveu, em monografia de curso de pós-graduação lato sensu em Ciências Sociais, que o Positivismo teve inspiração marxista. Para que a informação resultasse verdadeira, era necessário inverter a realidade. Isto porque, quando O Capital terminou de ser escrito (1867), Augusto Comte havia morrido em 1857 – dez anos antes, portanto.

O Manifesto do Partido Comunista, escrito com Friedrich Engels, foi publicado em 1848, isto é, 18 anos depois de haver sido iniciada a obra-prima Curso de Filosofia Positiva (1830), de Isidoro Augusto Maria Francisco Xavier (COMTE. *Montpelier, 19.01.1798; +Paris, 05.09.1857).

Mesmo sem fazer qualquer referência a uma identidade marxista-positivista, tempos e fatos parecem desabonar nosso autor. Talvez ele tenha intentado escrever inspiração saint-simonista, pois Comte, Littré, Taine e outros se apegaram (adequando-os ao Positivismo) às ideações de Claude Henri Rouvroy, Conde de Saint-Simon, diga-se, de passagem, depois abandonadas pelos mentores do sistema positivista.[MARX, Karl Heinrich – *Tréveris (Al.), 05.05.1818; +Londres (Highgate-UK), 14.03.1883; ENGELS, Friedrich– *Barmen (Prússia), 28.11.1820; +Londres, 05.08.1895;  LITTRÉ, Émille Maximilien Paul, - *Paris, 01.02.1801; +02.06.1881; TAINE, Hippolite Adolph – *Vouziers (Champ.- Ardenas), *21.04.1828; +París, 05.03.1893; e SAINT-SIMON - *Paris, 17.10.1760; +19.05.1825]. (IDEM, IBID.).


Inovação Administrativa

Para dirigir repartição pública, de natureza complexa, as autoridades optaram por uma direção colegiada, composta por três pessoas. No momento da escolha, foram chamados dois homens e uma mulher.

A imprensa noticiou amplamente a inovação: a citada unidade do Governo do Estado entraria em fase diferente, com futuro promissor, sob a direção de um TRIUNVIRATO, esquecidos, o jornalista e a fonte da informação, de que este só pode ser composto por homens (vir = homem).

Seria uma versão tupiniquim dos triunviratos romanos?
Se assim fosse, o primeiro teria sido composto por César, Crasso e Pompeia, ao passo que o segundo se haveria formado por Marco Antônio, Lépido e Otávia .(ID. IBID).


Geografia Violentada II

Acerca do assunto “Economia dos Países Africanos”, monografia de graduação traz a República do Mali (capital Bamaco) como detentora de reservas latentes de petróleo, diamantes, ouro e tungstênio – o que é verdade.

Informa equivocamente, entretanto, que o país se localiza no Mediterrâneo, sem saída para o mar. Longe do Mar Mediterrâneo (a Argélia no meio), Mali é um país interior, isto é, mediterrâneo, literalmente no meio das terras.

Se estivesse no Mar Mediterrâneo, era litorâneo. Caso, entretanto, queira ficar no Mar Mediterrâneo – como informou o ensaísta – terá, no mínimo, que anexar a Argélia, o que não nos parece plausível (ID.IB).


Estranha Inserção !

Um dirigente cearense, participando de evento de cobertura nacional, no Rio de Janeiro (UERJ), agradeceu o apoio recebido quando realizada a versão do acontecimento no ano anterior – reunião anual do CRUB – Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, em sua cidade, Fortaleza.

Complicou, todavia, com o pedido ao presidente da Mesa, Prof. Dr Charley Fayal de Lira, reitor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro de 1984-1988, para que o registro feito fosse inserido no ANAL daquela Sessão Plenária.

Ocorreu que, embora sensível à solicitação, o presidente ficou com as mãos na cabeça, sem saber o que fazer... (ID. IBID.).


Geografia Violentada III

São muito frequentes erros geográficos em trabalhos universitários, o que remete à insuficiência e à impropriedade dos conteúdos dos primeiros graus de ensino e até da universidade.


Vejamos a desordem que este professor, em texto de conferência, felizmente trazido para correção, fez na corografia do Ceará: deu Beberibe como limítrofe a Fortaleza; tirou Itapebuçu de Maranguape e o concedeu, de mão beijada, a Canindé; disse que Caucaia é município interiorano, subtraiu do Aquiraz o Porto das Dunas, doando-o a Fortaleza. Para completar, mudou o curso do rio Pacoti, para que este banhasse, também, o Município de Baturité (ID. IBID.).


*Vianney Mesquita
Professor da UFC
Escritor e Jornalista
Membro da Academia Cearense 
da Língua Portuguesa
Titular da Cadeira de nº 22 da ACLJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário