sexta-feira, 4 de agosto de 2017

ARTIGO - Mulheres Brasileiras - Determinadas e Corajosas (VM)


MULHERES BRASILEIRAS
Determinadas e Corajosas*
Vianney Mesquita**



Ganhou mais ânimo a literatura cearense, quando, há poucos anos, se reformou, por tempo de magistério, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, na Universidade Estadual do Ceará, a Prof.a Maria José Rondon Régis Botelho, intelectual de renome e labor literário  multímodo no campo dos escritos de larga temática, configurada na edição de vários livros, cobrindo os mais diversificados argumentos.

Poderia, até, a Academia reclamar o vazio de sua ausência como docente produtiva no terreno do citado tripé universitário, no qual realizou um trabalho de elevadíssima qualidade ao longo de tantos anos, sob o espectro da seara na qual operava – a Geografia e os demais ramos corológicos.

Como a compensar o seu distanciamento das lides universitárias, entretanto, o leitor coestaduano, hoje, se compraz com a absorção de suas ideias magnificamente expressas em diversos escritos editados com a qualidade plástica e literoartística comum aos produtores apreciados, dotados de continente e conteúdo, requisito essencial para um autor ter seu produto apreciado e consumido por leitores – também estes – concedidos de inconcussos atributos da arte literária, na proporção direta dos autores cujas obras têm a ensancha de consumir.


    
Eis que a Autora, sobre cujo espesso e distinto texto experimentei, nalgumas ocasiões, a oportunidade de proceder a comentários ligeiros, traz agora uma pesquisa efetivada sobre mulheres brasileiras, conforme expressa o título do volume, determinadas e corajosas, que já cumpriram na Terra seu desideratum, as quais no Brasil, e até fora dos nossos lindes geográficos, lidaram esplendidamente no papel das Letras, no palco  do Teatro, no solo da Música, na tela da Representação Pictórica e em tantos outros haveres artísticos de que foi dotada a Humanidade.
       
O consulente deste  Mulheres Brasileiras – Determinadas e Corajosas, ora entregue ao passatempo ilustrativo do apreciador cearense, tem, por conseguinte, a excelente oportunidade de deparar o teor desta mais recente produção de Maria José R.R. Botelho,  vazada  numa elocução rica, simples e linguisticamente correta, assentada no que há de melhor em matéria de vertentes informativas, repassando, ordenadamente ao público a maravilhosa carreira dessas damas nacionais do sucesso, fruto da coragem, desvelo, determinação e intrepidez, próprios, em tese, da personalidade da ala feminil deste imenso, gostoso e (ah se eu pudesse mesmo expressar!) honesto País.

                                                      


*Título do novo livro de Maria José Régis Rondon Botelho, no prelo. Este texto acima é o que vai na quarta capa do mencionado volume.




NOTA DO EDITOR:

Hoje, 04 de agosto, é dia de São João Vianney - Dia do Sacerdote. É o onomástico do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário