domingo, 22 de junho de 2014

NOTA (VA) - BNH

50 ANOS DO FINADO BNH
Vicente Alencar *

O Brasil é, sem nenhum favor, um país criativo, de gente ativa, mas, em muitos momentos, sem maior identificação para com sua pátria, ou mesmo uma maior responsabilidade cidadã.

Agora, neste 21 de junho,  seria uma data redonda para nosso país, se não tivesse havido, há 28 anos, a sua extirpação do calendário nacional, sem maiores explicações.

Estamos falando dos 50 anos do finado Banco Nacional de Habitação, o portentoso BNH, que tanto bem produziu à população brasileira, realizando um trabalho de profundidade, no difícil e espinhoso caminho de proporcionar moradia para o povo.

Criado em momento de crescimento de um Brasil novo e moderno, quando as portas se abriam para um horizonte cada dia mais brilhante, o BNH acabou ficando pelo caminho, graças à irresponsabilidade política e a má administração.

O Banco Nacional de habitação foi a principal instituição federal de desenvolvimento urbano, na história do Brasil. Gestor do FGTS - Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, da formulação e implantação do Sistema Financeiro de Habitação - SFH e do Sistema Financeiro de Saneamento - SFS. 

O Banco foi extinto através do Decreto Lei nº 2.291, de 21 de novembro de 1986 (Governo José Sarney), sendo incorporado à Caixa Econômica federal, que o sucedeu em todos os seus Direitos e Obrigações, sobretudo na gestão do fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

* Vicente Alencar
Presidente da União Brasileira de Trovadores - UBT Fortaleza.
1º Vice-Presidente da ALMECE - Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará.
Secretário Geral da Academia Fortalezense de Letras.
Membro Titular da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, ocupante da Cadeira nº 27.

Nenhum comentário:

Postar um comentário