domingo, 1 de junho de 2014

COLUNA DO VICENTE ALENCAR - ED. 656

Somos lidos, além do Brasil, em Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São José e Príncipe, Macau, Portugal e Timor Leste.

Estamos no 153º dia do ano.
Faltam 212, para terminar 2014.

PENSE:
"Livros não mudam o mundo. Quem muda o mundo são as pessoas. Os livros mudam as pessoas" (Mário Quintana).

A VOZ DO POVO
"O horário político é o único momento em que os ladrões ficam em cadeia nacional" (Anônimo).

CENTENÁRIO
Na data de hoje era fundado, no centro de Fortaleza, no primeiro quarteirão da Rua Tristão Gonçalves, em 1914, o Rio Branco Futebol Clube, com as cores branca e violeta. Chamar-se-ia, alguns meses depois, Ceará Sporting Club, agremiação que, hoje, comemora 100 anos.

SÁBADO LITERÁRIO
Pereira de Albuquerque e Rosimar, Sílvio dos Santos Filho e Olga, Vicente Alencar e Margarida tiveram um sábado literário movimentado, no último dia de maio. Conversas sobre a Literatura Cearense e as dificuldades que temos, em lançar nossos livros.

FALTA ALGUÉM EM FORTALEZA
Parodiando famoso título de Reportagem de Davi Nasser, é bom que saibam: falta um Editor em Fortaleza, que possua uma Livraria, e que possa, além de negociar os livros dos escribas cearenses, também, ceder o local para lançamento.

LUÍS MAIA
Eu era um garoto, com pouco mais de 10 anos, e frequentava a LIVRARIA RENASCENÇA, de Luís Maia, insuperável livreiro e amigo dos escritores e poetas.

MAJOR FACUNDO
No seu prestigiado endereço, na Rua Major Facundo, onde hoje funciona um restaurante, de venda imediata de comida, que todos teimam em colocar nome estrangeiro. Uma casa de pasto.

PROVINCIANISMO
Alguns menos votados  e, logicamente, aborrecidos com a vida – o que não é o nosso caso – poderão até afirmar que, no tempo da Livraria Renascença, Fortaleza era provinciana. Tudo bem, que fosse. Porém, era mais humana e existiam livrarias de porte, não só a Renascença, mas, também, a Imperial, a Aequitas (que vendia discos, também), a Gurgel, a Arlindo,  Morais e outras.

EXPLORAÇÃO
Hoje, para você lançar um livro, tem que saltar por cima da exploração, pois tudo é feito com muito dinheiro na frente. E você encontrará, pelo menos, cinco itens nesta despesa.

BARRACA DO ESCRITOR CEARENSE
Existia, até há alguns anos passados, ali na Rua São Paulo, à frente do Palácio do Comércio, a "Barraca do Escritor Cearense", que negociava livros dos valores locais, mas foi estupidamente desativada. Acabaram até com a estrutura física. Derrubaram o pequeno imóvel.

PRIVAÇÃO
Como as livrarias que têm suas organizações fora do Ceará, e atuam em Fortaleza, não têm a mínima simpatia em negociar autores cearenses, nós ficamos impossibilitados de encontrar suas produções em Fortaleza.

CÚMULO
Chegamos ao cúmulo de sentir, de ver, de perceber que uma LIVRARIA, em Fortaleza, palavras dos seus vendedores e gerentes, somente negocia livros de nossa qualificada escritora Rachel de Queiroz. Pode-se perceber que se trata de um absurdo, em relação aos demais escritores cearenses.

NOMES
Ultimamente, foram lançados tantos livros em Fortaleza (a média é de, pelo menos, três por semana) mas, que somente se pode conseguir se formos ao lançamento. Perdendo o lançamento, fica difícil.

AUTORES
Livros lançados recentemente de Regine Limaverde, João Soares Lôbo, Sílvio dos Santos, Horácio Dídimo, Margarida Alencar, Murilo Martins, José Telles, Reginaldo Vasconcelos, Neide Azevedo Lopes, Pereira de Albuquerque, Silvio dos Santos Filho, Ângelo Osmiro Barreto,  José Maria Chaves, Marcelo Leal, Giselda Medeiros, José Feliciano de Carvalho, Francinete Azevedo, Antonio de Albuquerque Sousa Filho, Nearco Araújo, só se consegue falando com o autor.

SIMPATIA
Temos a simpatia de nomes como Sérgio Braga da livraria Livro Técnico, e Clayton Lima, da Smile, dois personagens que colaboram, diretamente, com os nossos escribas.

JOSÉ AUGUSTO BEZERRA
Dentro da programação dos 120 anos da Academia Cearense de Letras, que comemoramos este ano, o dinâmico presidente José Augusto Bezerra, contando com alguns bons colaboradores, iniciou uma cruzada junto ao SINDLIVROS, e instituições outras de apoio, para abrir um pouco mais os horizontes para os escritores cearenses.

INDISPENSÁVEL
É indispensável que as EDITORAS locais e as Livrarias, sejam elas de onde forem, abram os braços, arregacem as mangas, para negociarem os livros de autores alencarinos. Sem publicidade, sem a presença nas gôndolas das LIVRARIAS, jamais nossos autores poderão crescer.

INTERNET
Contamos com o apoio da Internet, mas, isso não é tudo. Por sinal, no BLOG DO VICENTE ALENCAR temos, diariamente, informações a respeito de livros e autores locais.

OS IDIOTAS DESEJAM MODIFICAR OS TEXTOS
DA OBRA DE MACHADO DE ASSIS
Dizem os apedeutas "que ele escreve difícil". Complementamos: Para quem não estuda, não se aplica, toda leitura é difícil. Há pessoas que bradam aos quatro ventos que nunca leram um livro. Por aí se tiram conclusões.

LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES CEARENSES
Livro: PRAÍBAS DO CAUÍPE - 250 anos de História Política.
Autor: F. S. NASCIMENTO.
EDITORA: Fundação Waldemar de Alcântara.
Ano: 1977.

O prefácio dessa obra foi escrito pelo Professor Geraldo Nobre e, entre os muitos capítulos encontramos: I) Gênese dos Clãs. II) A conquista da terra. III) Vertente do Cauípe. IV) O Mauá cearense. V) Visconde de Cauípe. VI) Transição Representativa. 7) Paradígmas do Cauípe. E muitos outros.

PROSA E VERSO (TERÇA-FEIRA)
Será no próximo dia 10 de junho, a realização da TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO, reunião de cunho literário, destacando poetas, escritores, trovadores e artistas locais.

São duas horas de atividades, das 19h30min às 21h30min, sem atraso de horário, no auditório da Academia Cearense de Letras, Rua do Rosário, 01. Prédio do antigo Palácio da Luz.

UBT FORTALEZA
No primeiro sábado de junho (Dia 7) será a vez da reunião da UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES - UBT FORTALEZA, no mesmo local da Terça-Feira em Prosa e verso. A UBT reúne-se no horário das 10 da manhã ao meio dia.

LEIA O BLOG DO VICENTE ALENCAR
Consulte o Google

LIVRO DE DESTAQUE
Continua vendendo, como água da melhor qualidade, o livro ASSASSINATOS DE REPUTAÇÕES, do escritor paulista Romeu Tuma Junior. Para quem gosta de acompanhar a política brasileira é um volume que não pode deixar de ser lido. Enfoca as mazelas do Governo Federal.

PAULO XIMENES
Tive o prazer de rever o confrade Paulo Roberto Coelho Ximenes em reunião na Tenda Árabe, que congregou vários confrades da ACADEMIA CEARENSE DE LITERATURA E JORNALISMO. Paulinho está em plena recuperação, depois de ter sofrido um problema "colunável" de saúde.

LEIA O BLOG DO VICENTE ALENCAR
Consulte o Google

FESTA DE SANTO ANTONIO DE QUIXERAMOBIM
Prossegue nesta segunda-feira a Festa de Santo Antonio de Quixeramobim com o Tema Geral "A exemplo de Santo Antonio, sejamos livres para servir a Christo".

SEGUNDA-FEIRA, 2 DE JUNHO DE 2014
FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL
AMÉRICA DO SUL - Nós somos sul-americanos

Vicente Alencar
Jornalista e Radialista
Titular da Academia Cearense da Língua Portuguesa
Diretor de Comunicação da Academia Cearense de Retórica
Titular da Cadeira de nº 27 da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário