quinta-feira, 26 de junho de 2014

REPORTAGEM (PBV)

PELOS BARES DA VIDA FAZ 6 ANOS

A vida boêmia é indissociável do meio artístico, do jornalismo, da intelectualidade. Desde o poeta Ovídio, na Roma Antiga, o francês bellepoquiano Toulouse-Lautrec no seu Moulin Rouge, passando por Ernest Hemingway na cubana La Bodeguita, até Vinícius de Morais, que compôs Garota de Ipanema no Bar Veloso, no Rio de Janeiro, boteco chique que hoje tem o nome da canção.


O acadêmico Altino Farias, editor do site e do jornal virtual Pelos Bares da Vida (www.pelosbaresdavida.com.br), é o nosso embaixador no mundo cult de Fortaleza, composto pelas tascas mais frequentadas pelos nossos intelectuais, artistas, jornalistas e pensadores em geral.
Representação da ACLJ

Dentre eles o Bar do Helano, reduto de jornalistas e do compositor Fagner; o Raimundo dos Queijos, ponto de encontro dos cultores do centro histórico da Cidade; o Buraco do Reitor, nas fraldas da Universidade Federal; o Bar Alpendre, no coração da Aldeota.  
Ganha foros de quartel general da saudável boemia de Fortaleza o vetusto Flórida Bar, na Praia de Iracema, vizinho à Livraria do Sérgio Braga, onde se reúne o Clube do Bode, a mais tradicional confraria informal de artistas, escritores e jornalistas cearenses, dentre eles o comediante Falcão, o ex-governador Lúcio Alcântara, o artista plástico Audifax Rios, dentre tantos outros nomes, de ontem e de hoje.

Vale registrar que a equipe do movimento Pelos Bares da Vida, idealizado e liderado pelo engenheiro civil e excelente cronista Altino Farias, é absolutamente familiar, composta de casais, de profissionais bem-sucedidos em suas respectivas áreas, de políticos, de professores, não se compadecendo, portanto, com a ideia de vida irregular, improdutiva e dissoluta que se costuma relacionar com a boemia.

Ilustram esta matéria flagrantes do aniversário de seis anos do Jornal Virtual Pelos Bares da Vida, no último dia 19 de junho, no Flórida Bar. Também foi alvo de homenagem a poetisa Concita Farias, membro da ACLJ, que naquela mesma data cumpriu 84 anos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário