segunda-feira, 1 de outubro de 2012

RESENHA - DIRETO DA REDAÇÃO





O Direto da Redação, programa que vai ao ar de segunda a sexta pela TV Cidade, às 8:15 da manhã, apresentado pelos analistas sociais Alfredo Marques e Freitas Júnior, membros da ACLJ, na edição desta segunda-feira, dia 01 de outubro, comentaram as notícias mais polêmicas do momento político nacional.

Os comentaristas abriram o programa anunciando o debate de hoje, na TV cidade, às 23:00h, entre os candidatos à Prefeitura da Capital.

Anunciaram também a aproximação do Tweetfor, o megaevento promovido anualmente no bosque do Hotel Marina Parque, momento de encontro físico e confraternização dos que se comunicam regularmente pelas redes sociais da Internet. Será no dia 20 deste mês de outubro, e os interessados em participar já podem procurar a organização.



Alfredo e Freiras também registraram edição especial do Direto da Redação, no dia 05 de outubro, última sexta-feira antes do dia de eleições, com a luxuosa participação do cientista político Arnaldo Santos.

Arnaldo Santos, que além de jornalista é sociólogo e pesquisador, é membro fundador da ACLJ. Ele está entre os mais lúcidos e ilustrados especialistas em administração pública e em matéria eleitoral. Suas últimas obras versam, uma sobre o impeachment do então  Presidente Fernando Collor e outra sobre a história do Banco do Nordeste.

Na sequencia do programa, Freitas Júnior abordou matéria do O Povo sobre pesquisa que o jornal encomendou ao Instituto Datafolha, dando conta de que propostas de dinheiro, favor ou benefícios para votar em um candidato já foram feitas a 17% dos eleitores de Fortaleza, seja nestas eleições ou em pleitos anteriores, mostra a pesquisa O POVO/Datafolha, que entrevistou 1.143 eleitores, o que corresponde a 17% do eleitorado.  

Segundo a reportagem, as ofertas foram aceitas por quase um terço dos que foram abordados: 5% do total de eleitores ouvidos pelo Datafolha admitem já ter trocado voto por dinheiro ou outra forma de favorecimento.

Avalia Alfredo Marques que isso apenas retrata a condição de miserabilidade de nosso povo, que se sujeita a vender a própria alma em troca de pequena vantagem financeira. As propinas eleitorais estão estimadas entre 50 e 100 reais. Isso é uma vergonha dupla, pela indignidade do gesto, e pela constatação da necessidade aguda das pessoas.


Freitas Júnior denunciou que candidatos estão contratando um grande número de pessoas, a 50 reais, com pretexto de funcionarem como “fiscais” de suas coligações, no dia da eleição. Ele alertou as autoridades de que essa prática pode esconder uma forma de compra de votos disfarçada.

A propósito, Alfredo Marques advertiu que essa pequena quantia recebida para votar em um candidato pode não compensar, quando o eleitor constatar que eram falsas todas as suas promessas de campanha, e que faltam vagas nos hospitais e nas escolas públicas, que o sistema de transportes não funciona a contento, enfim, que a administração que ele ajudou a eleger por uma mixaria é um fracasso.       

Freitas Júnior também frisou a informação de que o encontro entre o Governador Cid Gomes e a Prefeita Luizianne Lins, para resolver o impasse sobre as obras na Via Expressa não deu em nada, pois não se chegou a nenhum acordo sobre a quem caberiam as desapropriações necessárias.

Alfredo recomendou à população que pode esquecer as melhorias prometidas para a mobilidade urbana em Fortaleza, cujo trânsito já está um inferno, e que vai se tornar péssimo para moradores e turistas que nos visitarem durante os grandes eventos desportivos. Disse ele que o encontro de Governador e Prefeita foi apenas para “bater foto” e fazer oba-oba.

Segundo Freitas, deu no O Povo que Cid Gomes declarou que não se chegou a um consenso porque Luizianne radicalizou. Que o secretariado municipal é “de faz de conta”, comportando-se como um grupinho despersonalizado.

Estranhou Alfredo Marques que a Prefeita se elegeu com o apoio de Cid Gomes, que até há apenas três messes atrás a apoiava, como apoiou durante longos sete anos.

O comentarista fez então exibir um filme publicitário da última campanha municipal, em que o Governador se desmancha em elogios a Luizianne e seu "grupinho", pedindo votos para ela. Ninguém estranhe se estiverem juntos novamente, no segundo turno.

Diante disso, Freitas pontuou que “a política é apenas um jogo de conveniências”, conforme afirma o ex-governador Gonzaga Mota. Alfredo concluiu que Cid Gomes deve está desapontado porque teria subestimado o candidato da Prefeita.

Os comentaristas apresentaram a contradição das últimas pesquisas para a Prefeitura de Fortaleza, quando um dos institutos de pesquisa, o IBOPE, dá 25% de intenção de votos a Roberto Claudio, colocando-o à frente de Elmano de Freitas, enquanto o Instituto Datafolha divulga que o candidato da Prefeita é quem estaria na frente, com a preferência de 24% dos eleitores consultados.

Freiras Júnior considerou que a contradição pode se dever a diferença da metodologia entre os dois institutos, mas Alfredo discorda. Segundo ele um dos institutos errou de forma gravíssima, sem prejuízo de que os dois podem estar errados. Não se pode confiar em pesquisas que apresentem resultados estatísticos tão díspares, consultando ao mesmo grupo social.

Mudando de tema para o cenário nacional, Freitas se manifestou a favor de alguma forma de premiação penal a Roberto Jefferson por haver delatado a quadrilha, no caso de ser ele condenado pelo STF, no julgamento do mensalão.

Alfredo Marques é contra, avaliando que Jefferson é um ladrão comum, que brigou com os comparsas pela partilha do butim. Para ele, nessa história toda, só quem tem mérito são o Ministério Público e o Supremo Tribunal.

No Ceará, ele lembrou, roubaram até “os penicos” e até agora tudo ficou por isso mesmo – referindo-se ao escândalo do desvio da verba destinado à construção de banheiros populares. Freitas oportunamente fez o registro de que a Justiça acaba de bloquear os bens de Teodorico Menezes, ex-presidente do TCE, e de seu filho, o deputado Teo Menezes, envolvidos nesse escândalo.

Os analistas sociais abordaram a escalada da violência e da insegurança pública na cidade de Fortaleza, como em todo o Estado do Ceará, enquanto o Governador vai à Coreia propor negócios internacionais, falando em nome da Petrobrás, sem autorização da estatal, o que irritou a sua Presidente, Maria das Graças Foster. Freitas defendeu a boa intenção de Cid Gomes, enquanto Alfredo lamenta o desperdício de tempo e de combustível de avião.

A dupla tratou ainda das últimas declarações de Aécio Neves, que considera Lula o líder de uma facção criminosa. Consideram uma indelicadeza do político mineiro, tendo em vista que o seu partido também andou envolvido em outros escândalos financeiros.

Voltando ao cenário local, tomando a BR 222, comentaram por fim os apresentadores do Direto da Redação o adiamento da inauguração do Hospital Regional de Sobral, anunciada pelo Governador Cid Gomes, por recomendação do Ministério Público.

O Governador diz que a razão da desistência é o fato de que a obra ainda não está inteiramente concluída, mas a providência deve estar ligada ao momento eleitoral. Afinal, a festa ia consumir, somente em cachê à cantora baiana Ivete Sangalo, a bagatela de 600 mil reais.


Des. Edgard Amorim
Dr. Lindival de Freitas
Finalmente, Freitas Júnior agradeceu ao Desembargador Edgard Carlos Amorim, do Tribunal de Justiça do Ceará, e ao Jornalista Marcus Vale, que fizeram publicar matérias elogiosas à figura de seu pai, o advogado José Lindival de Freitas, recentemente falecido.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário