sábado, 4 de agosto de 2012

ENCONTRO DE STARTUP EM FORTALEZA

O QUE É STARTUP

Entre 1996 e 2001 vivemos uma época que ficou muito conhecida como “bolha da Internet”. Foi nessa época que o termo startup começou a ser utilizado, criado para descrever um grupo de pessoas que trabalham com ideias diferentes de tudo o que já existia no mundo, até então. Hoje designa novas empresas, que acabaram de iniciar suas atividades.

É muito mais barato criar uma empresa de software, por isso as startups são mais frequentes no ambiente virtual, mas elas estão presentes em qualquer lugar, desde que representem um bom negócio.

Startup (ou start-up), portanto, é como são denominadas as empresas, em estágio embrionário ou inicial (ou projetos de empresas), que têm um serviço ou produto inovador a oferecer, e grande possibilidade de crescimento e geração de lucros. 


Imagem: Editora Évora

EXEMPLO DE STARTUP

A empresa Instagram, que lançou a “ferramenta eletrônica” para dar um aspecto envelhecido a fotos feitas em smartphones, tinha apenas 18 meses de existência e 13 funcionários quando foi comprada pelo Facebook por um bilhão de dólares. Eis um bom exemplo de startup.


EVENTO

Empreendedores e investidores dispostos a apostar em grandes ideias têm encontro marcado na primeira edição do Startup Meetup Fortaleza.

Na próxima segunda-feira, dia 6 de agosto, um evento promete colocar Fortaleza no centro dos interesses de startups no Brasil.

É que a capital cearense receberá, pela primeira vez, uma edição do Circuito Startup, que promove nacionalmente o encontro entre aqueles empreendedores com grandes ideias e investidores que possam viabilizá-las financeiramente.

A gente acredita que os negócios começam a nascer quando as pessoas começam a se conhecer”, explica o carioca Tiago Azevedo, fundador do Circuito Startup, em entrevista ao jornal O POVO, por telefone.

“Esta primeira edição do Circuito em Fortaleza tem o objetivo de mapear o ecossistema local de startups, entender como ele está funcionando na cidade, iniciar um diálogo e conectar as pessoas”, completa.


Happy hour

Na prática, nada de formalidades durante o evento, que recebeu o nome de Startup Meetup Fortaleza. A começar pelo formato, que é de happy hour, sem palcos, palestras ou outras atividades formais.

A partir das 19 horas, cerca de 100 pessoas com interesses afins são esperadas em uma cantina da cidade para se conhecerem e trocar informações.

O público esperado (conhecido pelos iniciados como “players da cena empresarial startup”) se compõe de empreendedores, investidores, incubadoras de negócios e entusiastas dessa modalidade de negócios.

Ao chegar ao local, cada participante recebe uma identificação com nome, empresa e categoria (se é empreendedor, investidor, incubadora…), para facilitar a identificação de novos contatos. A partir daí, é só circular pelo ambiente e fazer contatos – ou networking, no jargão da atividade.

Para facilitar ainda mais a aproximação de pessoas com afinidades de negócios, o salão terá áreas específicas de interesses, como Mobile e Redes Sociais, por exemplo, identificadas por placas. Quem estiver procurando interagir sobre esses assuntos, poderá se localizar sem dificuldades.

Esta espécie de “balada de negócios” vai até às 23 horas. “É um evento que vai ajudar no fortalecimento da partilha de inovação nesse ecossistema”, reforça Mendel Oliveira, um dos organizadores do grupo Startups-CE, que já reúne mais de 215 pessoas, e é um dos apoiadores do encontro, junto com a Sevana Coworking, Anjos do Brasil e Ganeo.

Imagem: Ceviu Blog
  

Startup Meetup Fortaleza

O encontro de empreendedores/empresários, investidores, incubadoras e aceleradoras de negócios acontecerá no dia 6 de agosto, segunda-feira, de 19:23h, na Cantina Originale (R. Prof. Dias da Rocha, 578, Meireles, em Fortaleza-Ce).

Outras informações: fortaleza.circuitostartup.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário