sexta-feira, 10 de agosto de 2012

ACADÊMICA ÂNGELA GUTIÉRREZ LANÇA LIVRO DE CONTOS

A romancista cearense Ângela Gutiérrez lançou na noite de ontem, no Salão Meireles do Ideal Clube, seu primeiro livro de contos, "Os Sinos de Encarnação". A autora, que pertenceu durante anos ao Departamento de Literatura da Universidade Federal, é membro da Academia Cearense de Letras.


Aquarela de José dos Reis Carvalho, que ilustra a capa do livro.
Reproduz a Igreja de Nossa Senhora do Ó, em Cascavel-Ce
Fotos: Jr. Panela/Divulgação

"Os Sinos de Encarnação", laureado como obra inédita com o Prêmio Osmundo Pontes de Literatura da Academia Cearense de Letras, edição de 2011, é um mergulho em um sertão imaginário, construído a partir de referências adquiridas pela autora em leituras, conversas e outras vozes mediadoras sobre esse universo.


A ideia, por si só, já é suficiente para aguçar a curiosidade do leitor: um grupo de pessoas espalhadas por cidadezinhas do sertão nordestino, que obedecem ao chamado de um sino, cujo badalar representa o anúncio de algo novo. A partir desse mote a escritora criou os 20 contos dessa obra.   

"Não tenho vivência no sertão, mas há algum tempo pensava em tentar outro modo de escrever. Queria outra história, diferente das que já fiz e que sempre partem desse olhar culto, da cidade", recorda Gutiérrez. "Como sou pesquisadora no campo literário, desse universo de Antônio Conselheiro e Canudos, comecei a pensar até que tive essa ideia do sino, desse chamado", complementa. (Fonte: Diário do Nordeste).

A Academia Cearense da Língua Portuguesa esteve representada na noite de autógrafos pelo seu Presidente, o jornalista e poeta Vicente Alencar, e a Academia Cearense de Literatura e Jornalismo pelo cronista Dorian Sampaio Filho e sua Mulher, a jornalista Denise Gurgel do Amaral Sampaio, que também é acadêmica titular da ACLJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário