quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

NOTA DE PESAR - Godofredo Chaves Queiroz (CB)

NOTA DE PESAR
Cássio Borges*

Acaba de falecer (05 de fevereiro de 2020) o nosso colega e amigo Godofredo Chaves Queiroz, um dos nomes de maior respeito e admiração do nosso Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, (Dnocs). Em sua brilhante passagem  como técnico e dirigente daquele Departamento Federal, foi Presidente da Comissão do Vale do Moxotó, sediado no Açude Poço da Cruz em Pernambuco. Posteriormente, passou a chefiar a Comissão do Vale do Rio Pajeú com sede em Serra Talhada, tendo como finalidade a construção do Açude Serrinha.  

Em 1958 foi nomeado, pelo Presidente Juscelino Kubitschek, Chefe do 3º Distrito do Dnocs, com sede em Arcoverde. O  engenheiro Godofredo Queiroz participou da construção de vários açudes no Estado de Pernambuco, com destaque para os Açudes de Serrinha, Boa Vista, Engº Camacho, Poço da Cruz e Custódia.

Participou também da construção de várias rodovias no Estado de Pernambuco, tendo chefiado a Comissão responsável pela Rodovia Fortaleza-Brasília. O referido engenheiro é autor de várias publicações, inclusive “O Semiárido Nordestino e Sua Gente”, que depõe em respeito aos flagelados da seca de 1932, quando ainda era menino, em sua terra natal, a cidade de Quixadá, no Sertão Central do Ceará.


Nenhum comentário:

Postar um comentário