MITOCRACIA
Reginaldo Vasconcelos*
Antigamente
quando eu me excedia,
Ou fazia alguma
coisa errada,
Naturalmente a
minha mãe dizia
“Ele é uma
criança não entende nada”.
Por dentro eu
ria satisfeito e mudo,
Eu era um homem
e entendia tudo.
Canção
“Sou Uma Criança, Não Entendo
Nada”
Erasmo Carlos
Na infância a gente pensa que o mundo
adulto é realmente sério e organizado, em contraste com o universo bagunçado
dos meninos. Os pais parecem sempre saber o que fazem,
impõem disciplina, concentram todo o poder econômico e decisório da família. Acordam cedo, vestem-se sozinhos, dirigem
automóveis, vão em hora certa às suas fábricas, lojas ou escritórios, e lá certamente
fazem coisas muito graves – assim pensam os pequenos.
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Lulinha |
E entra-se assim na puberdade, ousando
as primeiras transgressões da adolescência, fazendo coisas secretas no escurinho
do cinema, no vão da escada, por traz da cerca, acreditando que os “coroas” são
ingênuos e bobos porque não têm a ousadia de fazer o que os jovem fazem, e
porque não sabem esconder nada. A vida dos adultos é um livro aberto – pensa o
imaturo rebelde sem causa.
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Dilminha |
E normalmente a maturidade faz mesmo a
pessoa convergir para a vida mais convencional, como constatou na juventude o
compositor Belchior, na canção “Como Nossos Pais”. O jovem torna-se pessoa de
bem – cidadão honesto, bom profissional, membro da burguesia regular, que é o
grande contingente social.
Mas, nem sempre. Uma parcela dos jovens
descobre que pode continuar mentido e falseando vida afora, enganando os
circunstantes em seu autobenefício – iludem o cônjuge, o sócio, o patrão, os
clientes... o governo. São os adúlteros, os ladrões, os corruptos, os escroques
em geral. E muita vez esses prosperam, crescem na empresa, na igreja, na
política.
“Quem mente rouba”, diz o sapientíssimo
aforismo. Mas a assertiva não é exata necessariamente nessa ordem. Talvez
melhor se diga que “quem rouba mente”, porque a inverdade é instrumento
utilitário do delito. Afinal, há as “mentira brancas”, as omissões caridosas,
os mistérios do comércio lícito, que “o segredo é a alma do negócio”.


E a mitomania é um labirinto do qual, uma
vez entrando nele, não se consegue mais sair. O fio da inverdade forma uma teia
que vai envolvendo dramaticamente os mentirosos, que precisam sempre tecer uma
nova história para justificar a anterior, a tal ponto que eles mesmos, por fim,
não sabem mais sair do engodo que produziram e em que se enredaram totalmente.
Hoje, só com os
meus problemas,
Rezo muito, mas
eu não me iludo.
Sempre se dizem
quando eu fico sério
“Ele é uma homem
e entende tudo”.
Por dentro, com
a alma atarantada,
Sou uma criança,
não entendo nada.
Canção
“Sou Uma Criança, Não Entendo
Nada”
Erasmo Carlos
A verdade inicial era fundar um partido que
mudasse a lógica da impostura política e da injustiça social. O Lula militante,
o Lula deputado, denunciava que a corrupção era nefasta, que os políticos de
direita enganavam os pobres com migalhas, matavam de fome os operários, abandonavam os sertanejos, enquanto enriqueciam e concentravam riqueza na mão dos banqueiros e dos grandes
empresários.
Mas não dava certo. A força da mentira
política superava o seu discurso verdadeiro. Ele conseguia votos da esquerda
ideológica para abrir algum espaço, mas não convencia o contingente necessário para chegar à
Presidência.

Até que o Lula encontrou o caminho das
pedras para a travessia eleitoral – a aplicação da mentira mais pueril.
Contratou o marqueteiro do Maluf, Duda Mendonça, professor do Pinóquio, e
descobriu então que nessa arte perversa da mentira, por acaso, ele próprio era
de fato muito hábil. Certamente evocou o tempo da infância em que fazia
travessuras e as negava com sucesso, em que escondia fraquezas para evitar bullyng, em que prometia falsamente para
escapar de algum apuro.
Uma vez eleito, era preciso continuar mentindo
para se manter na crista da onda, para contemplar a companheirada, para garantir
a “governabilidade”, para obter a reeleição. Pronto: iniciava-se o projeto petista
de vinte anos de poder, sob a égide da mentira, travestida de “segredo de estado”.
Mentir, mentir e mentir. E, “quem mente rouba” – ou o inverso.
Assim se estabeleceu no Brasil o “Mitocracia”
petista – o governo da potoca, da lorota, da peta, da patranha. Ou então a “Cleptocracia”,
como quer o Ministro Gilmar Mendes, o governo dos ladrões. Tanto faz. Dá no mesmo. Começaram com corrupção nas
prefeituras, engrenagem tenebrosa que moeu Celso Daniel, entre outros rebelados.

Favorecimento a ditaduras alienígenas miseráveis;
filhos dos próceres do partido prosperando de forma vertiginosa nos negócios;
preços de energia e de combustíveis aviltados para garantir a reeleição,
levando astronômicos prejuízos ao erário; campanha eleitoral flagrantemente
mentirosa.
Por fim, “pedaladas fiscais”, a fim de encobrir
desmandos orçamentários ligados ao BNDES, falsamente justificadas com as
despesas dos programas sociais – que na verdade representam uma mínima porcentagem do PIB, mas em contrapartida garantem votos a bambão.

“Lula
– eu estou mandando o Messias com o papel, o Termo de Posse, para a gente ter e
usar se necessário”. Pressa descabida, linguagem cifrada, desesperado salvo conduto contra a
primeira instância da Justiça Federal. Tudo muito claro e muito lógico, tudo
muito fácil de entender.


Diante da profunda crise – econômica,
financeira, política e moral que o País vive – corríamos o risco de que as Forças Armadas – “um bando de generais e um bando de soldados”,
segundo Lula as definiu – viessem tomar a pulso a tarefa cívica de socorrer a
cidadania, resgatando a coerência, devolvendo a esperança, retomando as rédeas da Nação.
Siga, continue
rindo,
Seu mundo lindo
construindo,
Não se
desespere,
Existe o mundo
coerente que você pressente
No riso puro da
criança, no beijo do amante,
E na procura
incessante da verdade sua,
E que ninguém
lhe roubará.
Não esmoreça!
Não esmoreça
não!
Quebre a cabeça...
Canção “Quebra Cabeça”,
de Antônio Adolfo
(Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 1947)
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