segunda-feira, 27 de abril de 2015

VICENTE ALENCAR. EDIÇÃO Nº 786.


Não esqueça:
"Salvemos a floresta amazônica. Ela está sendo desmatada diariamente. as autoridades se fazem alguma coisa contra isso, quase não se percebe, não se tem noticia".

AUDIFAX
A morte de Audifax Rios sábado (23), em Santana do Acaraú, vítima de enfarte agudo do miocárdio, deixou de luto toda a comunidade acadêmica e de imprensa. Um desfalque que jamais será recomposto.

SAUDADE
A saudade de todos nós do ilustrador, do cronista, do escritor, do jornalista, do escritor, do excelente criador e redator de publicidade, do editor. Tantas e tantas qualidades numa só pessoa.

ALMANAQUE
Fica órfão o seu ALMANAQUE que bimestralmente chegava as nossas mãos sempre com uma mensagem nova, arejada, bem vinda, querida. Agora tudo não passa de saudade. Uma pena.

O POVO
As sextas-feiras em O POVO estarão incompletas, pois sua crônica, seu artigo, sua verve não encontraremos mais por lá.

LUTO
Por sete dias está de luto a Academia de Letras e Artes do Nordeste – ALANE, presidida pelo médico e escritor Francisco Nobrega Teixeira. Audifax era um dos Membros Titulares da ALANE e compunha no seu Conselho Editorial.

LEÃO CHEGOU LÁ
Clássico não tem favorito como todo mundo sabe. E ontem na primeira partida da série decisiva deste ano no Campeonato Cearense o Fortaleza venceu o Ceará por 2 a 1 placar construído no primeiro tempo. Segundo jogo será no próximo domingo.

515 ANOS
Ontem dia 26  de abril, 515 anos da realização da primeira Missa no Brasil, na Coroa Vermelha (BA) oficiada por Frei Henrique Soares, de Coimbra.

ANIVERSÁRIO
No próximo dia 30 de maio vamos comemorar os 123 anos de fundação da Padaria Espiritual que foi criada em 30 de maio de 1892. O fato ocorreu na Rua Formosa, 105, centro.

PIONEIRO
Um movimento modernista pioneiro, criado bem antes da Semana de 1922 em São Paulo.

MINO
Circulando o número 141 da RIvista do MINO, uma publicação genuinamente cearense de um dos nossos maiores criadores.

HOJE
Das 22 às 23 horas de hoje (segunda-feira) pela 620 AM - Rádio Assunção Cearense ou através da Internet [radioassuncaocearense.com] você acompanha o  Programa Vicente Alencar – Educação, Cultura e Esporte. Logo depois do Programa Liberdade de Expressão, do Morais Filho e antes das Últimas do Esporte. Conto com a sua audiência, aqui no Brasil ou no exterior.

DIA DO GOLEIRO
Passou em brancas nuvens no futebol profissional "O Dia do Goleiro" comemorado ontem, dia 26, numa homenagem a Aílton Corrêa Arruda, o lendário goleiro  Manga, nascido em Recife, em 26 de abril de 1927. Ele defendeu entre outros clubes o Sport Recife e o Botafogo de Futebol e Regatas, bem como a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1966.

SANTA ZITA
Numa homenagem a Santa Zita, nascida em 27.04.1212, num arraial próximo a localidade de Luca, na Itália, comemora-se hoje o dia da Empregada Doméstica. Ela trabalhou durante 40 anos para uma família nobre, mas sempre foi pessoa generosa e humilde. Foi canonizada pelo Papa Leão X.

DUAS TROVAS DE ANTONIO SALES
Sabes qual é o escultor
Que mais goza a minha estima?
– É o teu pai, que é o autor
Da mais perfeita obra prima.

A saudade dói, porém
a grande infelicidade
É não ter no mundo alguém
de quem  se tenha saudade.

 SEGUNDA-FEIRA, 27 DE ABRIL DE 2015.
 CEARÁ   AQUI FOI CRIADA A PRIMEIRA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL

* Vicente Alencar 
Jornalista, Poeta. Escritor
Presidente da União Brasileira de Trovadores - UBT Fortaleza.
1º Vice-Presidente da ALMECE - Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará.
Secretário Geral da Academia Fortalezense de Letras
 Membro da Academia Cearense da Língua Portuguesa, 
da Academia Cearense de Retórica e da
Sociedade Cearense de Geografia e História
 Titular da Cadeira nº 27 da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário