quinta-feira, 2 de abril de 2015

FATOS DATADOS (AV)

OS 366 DIAS DE BRASÍLIA,
DO BRASIL E DO MUNDO

01 DE ABRIL DE 2015

* Peço que acompanheis a arrancada da esperança – conclama o Presidente Juscelino Kubitschek, em 1960, os jovens do Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito de São Paulo, num pronunciamento lido pelo seu ministro das Relações Exteriores, o destacado intelectual paulista Horácio Lafer. E, ensina: “Vossa idade é a idade da compreensão e do amor pelas coisas altas. Este País necessita vencer os seus obstáculos e os vencerá pelo espírito da juventude, pela alma, pela crença e pela esperança. Orgulhai-vos de nossa Pátria!”

* O Para Pio XI canoniza Dom João Bosco, em 1934. Fundador dos Salesianos. Profeta do surgimento de uma nova civilização entre os paralelos 15 e 20: Brasília, em  2043.

*A primeira escola particular da futura Capital do Brasil é criada, em 1957: Instituto Educacional Brasília, mantido pela Primeira Igreja Batista, na Cidade Livre, hoje Núcleo Bandeirante. Depois, Ginásio Brasília, dos Irmãos  Lassalistas.

* A Faixa de Pedestres é adotada nas vias de Brasília, em 1997. Um exemplo! * O cinto de segurança é obrigatório nas estradas brasileiras, a partir de 1989.

* População de Brasília critica Memorial de Jango, nas páginas do CB-2015. * Edinho Silva é Ministro das Comunicações. * Doleiro Youssef revela ter dado propina de R$ 400 mil a Vacari na sede do PT, em São Paulo. * Corrupção e Mentiras abalam o regime democrático – observam Ari-Dirce Cunha.  * Fundo de Pensão da Terracap tem rombo de R$ 129 milhões. * Cauby Peixoto lança DVD com  músicas de Nat King Cole. * Orquestra Sinfônica de Brasília magistral interpretando Segunda Sinfonia de Beethoven. Cláudio Cohen com a batuta, no Centro de Convenções. Bravos

* Dois destacados pensadores são eleitos para a Academia Brasileira de Letras: Menotti Del Picchia, em 1943, e Antonio Houaiss, em 1971. * O Papa Francisco, na Páscoa de 2013 faz um Apelo à Paz.  Propõe fim dos conflitos bélicos no mundo.

* Hoje é o Dia da Mentira. Uma brincadeira que nasceu no Século 16, na França. *  Data do nascimento de Juliano Araújo, afilhado muito querido, Evaldo Feitosa, Mário Pasquale, João Gabriel O. Barbosa, Zilá Costa, Beatriz Chaves Rios, José Jorge de Carvalho, Lílian Maria Gurgulino e  Aparecido Brasil.

 Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário