quarta-feira, 22 de abril de 2015

VICENTE ALENCAR EDIÇÃO Nº 783



21 DE ABRIL
Nosso respeito à memória de Tiradentes (José Joaquim da Silva Xavier), o mártir brasileiro assassinado na forca em 21 de abril de 1492.

22 DE ABRIL
A data de amanhã, dia 22 de abril não é Feriado Nacional. O Brasil foi descoberto nesta data em 1500. Seu dia de aniversário.

515 ANOS
São passados 515 anos da chegada de Pedro Álvares Cabral a Terra de Santa Cruz, em Porto Seguro, na Bahia.

METON MAIA E SILVA
Quem aniversaria amanhã, dia 22 de abril, é o Jornalista Meton Maia e Silva, completando 95 anos. É o mais antigo homem de Imprensa em ação no Estado.

79 ANOS EM AÇÃO
Meton tem 79 anos de Imprensa, pois começou aos 16 anos em Limoeiro do Norte como Correspondente da Zona Jaguaribana, nos jornais Correio do Ceará e Unitário. Um recorde.

NA ASSUNÇÃO
Atualmente Meton Maia e Silva é integrante da equipe  do Programa Vicente Alencar – Educação, Cultura e Esporte, na Rádio Assunção Cearense AM 620, das 22 às 23 horas, nos dias em que não há futebol.

MEDALHA
Meton Maia e Silva pelos serviços prestados ao Jornalismo Cearense em mais de 70 anos de atividades bem que poderia receber do Governo do Estado a Medalha da Abolição. Fica a sugestão da coluna.

HOMENAGEM NO INSTITUTO
Os integrantes da Força Expedicionária Brasileira – FEB que tomaram Montese, na Itália, em 1945, foram homenageados ontem à tarde pelo Instituto do Ceará – Histórico, Geográfico e Antropológico.

PRESENÇAS
O Comandante da 10ª Região Militar Soares Moreno, General Freire Gomes, se fez presentes com um grande número de Militares.

2
Ao lado do Presidente Ednilo Soares, o Comandante integrou a Mesa das Autoridades, ao lado do Vice-Presidente Pedro Sisnando Leite, Secretário Geral Osmar Diógenes, os "pracinhas" Raimundo Nonato Ximenes e Geraldo Oliveira, e do Capitão Gustavo Augusto, do Colégio Militar de Fortaleza, o conferencista da tarde, enfocando "A presença dos Brasileiros na Segunda Guerra Mundial".

3
Após a abertura pelo Presidente Ednilo Soares e execução do Hino Nacional, o Vice-Presidente Pedro Sisnando Leite fez discurso póstumo enfocando a personalidade marcante do ex-presidente do Banco do Nordeste, Nilson Holanda, recentemente falecido, e que foi Membro Efetivo do Instituto.

4
Também o Sócio Efetivo Marcelo Gurgel usou da palavra, enfocando pormenores, da presença médica na FEB, durante a Segunda Guerra Mundial.

5
O colunista esteve  atuando como Mestre de Cerimônia.

PORTUGUESA CONVOCA
A Diretoria da Academia Cearense da Língua Portuguesa convida a todos os seus Membros para a reunião de amanhã, dia 22, às 15 horas. Será na Faculdade de Educação da UFC, no Benfica.

ACADEMIA DE JORNALISMO
Na quinta-feira, dia 23, em solenidade programada para as 19 horas no auditório da Associação Cearense de Imprensa – ACI, Rua Floriano Peixoto, no Centro, a Academia Cearense de Literatura e Jornalismo concederá ao Empresário Igor Queiroz Barroso o título de Sócio Honorário da entidade.

FORTALEZENSE LEMBRA
A editoria da revista Contemporânea, da Academia Fortalezense de Letras lembra a todos os colaboradores que os trabalhos deverão ser entregues, impreterivelmente, com redação final até o próximo dia 30.

ANTENAS & ROTATIVAS
Logo mais ao meio dia e até às 13 horas o noticioso ANTENAS & ROTATIVAS pela Rádio Cidade AM 860.

TODO CUIDADO É POUCO
Nada menos que 5 árvores centenárias enormes, que estão pendendo para o leito da rua, poderão causar uma tragédia na Rua Dr. José Lourenço, entre Catão Mamede e João Carvalho, na Aldeota. E se chover elas poderão tombar imediatamente. Vale a pena uma poda. Com vistas às autoridades.

TERÇA-FEIRA, 21 DE ABRIL DE 2015.
FORTALEZA – CAPITAL DO NORDESTE.
CEARÁ – TERRA DA LUZ.
BRASIL – NÓS SOMOS SUL-AMERICANOS.
SALVEMOS A FLORESTA AMAZÔNICA.

ELA ESTÁ SENDO DESMATADA DIARIAMENTE!

* Vicente Alencar 
Jornalista, Poeta. Escritor
Presidente da União Brasileira de Trovadores - UBT Fortaleza.
1º Vice-Presidente da ALMECE - Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará.
Secretário Geral da Academia Fortalezense de Letras
 Membro da Academia Cearense da Língua Portuguesa, 
da Academia Cearense de Retórica e da
Sociedade Cearense de Geografia e História
 Titular da Cadeira nº 27 da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário