sábado, 29 de março de 2014

NOTA FÚNEBRE - ALFREDO MIRANDA


Faleceu, na madrugada de hoje, 29 de março, às 4:00h da manhã, aos 98 anos de idade, Alfredo Carneiro de Miranda, o penúltimo dos três únicos Patronos Perpétuos da ACLJ ainda vivos quando da fundação do silogeu, em 04 de maio de 2011.

O primeiro foi o jornalista Armando Vasconcelos, aclamado Patrono Perpétuo da Cadeira de nº 9, fundada pelo compositor Evaldo Gouveia. Naquela data Armando já estava acometido de Mal de Parkinson, em avançadíssimo grau, e veio a falecer em 03 de agosto daquele mesmo ano, aos 85 anos.

Alfredo Miranda, serrano de Viçosa,  era um “mestre da cultura”, guardião das mais antigas tradições culturais cearenses, no caso dele a confecção de pífaros rústicos, e a rara habilidade de tocá-los, bem como a disposição de ensinar a técnica às novas gerações.

O pífaro, ou pífano, ou ainda “pife”, é uma pequena flauta transversal, aguda, similar a um flautim, mas com um timbre mais intenso e estridente, devido ao seu diâmetro menor. Os pífanos são originários da Europa medieval e são frequentemente utilizados em bandas militares.

Feito com osso ou bambu, tornou-se um instrumento tradicional do Nordeste do Brasil, e seus tocadores transmitem a cultura do pífaro pela tradição oral – tanto a confecção quanto o repertório, que em geral dispensa partitura, sendo tocado de ouvido. Seu Alfredo deixou registrado em CD várias peças de sua obra musical.

Além da arte musical que dominava, Alfredo Miranda era exímio produtor de licores, utilizando os frutos da Ibiapaba, bebida que comercializava na simpática e tradicional mercearia da família, em viçosa do Ceará.

... “um som de Pife nos acompanha na subida da Serra da Ibiapaba. Pode ser o vento solto no canavial ou nos pés de tabocas”. Pode ser algum filho dileto de Pan, o Deus grego dos pastores e rebanhos... que inventou a gaita musical... Quem sabe se trata do sopro vigoroso de Alfredo Miranda, nonagenário, abrindo, generoso as portas de sua Casa dos Licores..”. (Gilmar de Carvalho)

O corpo do insigne paraninfo sempiterno da Cadeira de nº 35 da ACLJ, fundada por sua filha Inês Mapurunga de Miranda, que é sua titular, está descendo à campa nesta tarde, às 17:00h, no Cemitério São João Batista de Viçosa do Ceará.

Inês é geógrafa, ambientalista, mestre em agronomia, professora universitária – e ainda poetisa, ilustradora, folclorista e musicista.


O Presidente da ACLJ, o Prof. Rui Martinho Rodrigues, falando em nome de todos os demais confrades acelejanos, manifesta sinceras condolências à família Miranda, especialmente à confreira Inês Mapurunga. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário