domingo, 16 de fevereiro de 2014

NOTA LITERÁRIA

O NOVO ROMANCE DE MÁRCIO CATUNDA
  

O Membro Correspondente da ACLJ em Madri, o diplomata Márcio Catunda, acaba de nos enviar exemplar do romance Terra de Demônios, que escreveu e que publicou em outubro do ano passado, pela editora Ibis Libris, do Rio de Janeiro, com comentários prefaciais de José Alcides Pinto e Vianney Mesquita, e com orelha e posfácio de Carlos Emílio Correia Lima.

Assim fala da obra o seu posfaciador:


Aqui houve uma necessária contorção das práticas narrativas. Voltou-se a certos esmeros técnicos do romance, com começo, meio e fim, do século XIX. Retornou-se ao romance de personagens anterior ao romance psicológico. Mas aqui também se adicionaram novas perspectivas a partir da redescoberta de que o de mais profundo está mesmo na superfície (A profundidade está escondida. Onde? Na superfície. – Hofmannsthal). 

Márcio Catunda Ferreira Gomes, bacharel em Direito pela UFC, é um dos maiores intelectuais cearenses contemporâneos, com mais de 30 livros e CDs editados.

Pela sua lhanesa e elegância, bem como pelo papo inteligente, é também uma das mais queridas personalidades da sociedade cearense, a qual se ressente de raramente poder contar com o seu convívio, por força do seu ofício de diplomata, servindo há muitos anos na Embaixada do Brasil na Capital da Espanha. Aqui, da última vez que esteve em Fortaleza, ele veste, literalmente, a camisa da ACLJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário