domingo, 17 de fevereiro de 2019

CRÔNICA - À Dona Penha (AS)


À DONA PENHA
Arnaldo Santos*


Penha significa “rocha”! É bíblica a origem da palavra – Êxodo:33.21. Vem do hebraico, e é do gênero feminino. Em nossa língua, Penha é sobrenome onomástico.

Conheci Dona Penha; tive o privilégio de me tornar amigo da família, especialmente de alguns dos seus filhos, e à distância acompanhei a dedicação que lhe devotaram, enquanto ela, como uma rocha, lutava pela vida.

Sobre uma pedra Deus edificou a sua Igreja, e nela acolheu e acolhe os seu filhos. Dona Penha era assim, acolhedora com todos!

No sentido bíblico, Penha também é montanha, uma extensa área de pedras continuas, e sob sua vasta e infindável sombra, ao lado do professor Jordão Emereciano, que ontem faria cem anos, Penha edificou uma bela família.

Durante os 92 anos em que esteve no palco da vida, brindando os bons momentos com uma cerveja, sempre gelada, até os últimos dias de sua longa vida, Dona Penha fez jus ao significado do seu nome (pedra – rocha).

Como só uma mulher é capaz, enfrentou as vicissitudes de uma viuvez e dedicou sua vida a cuidar, e acolher seus filhos e filhas, seus amigos, e tantos quantos tiveram a ventura de sua amizade e convivência.

Como uma vez, sentado a uma mesa no Restaurante Spettus, bem definiu o Rei Reginaldo Rossi: “Penha viveu como uma dama...”

Vai Penha, desfrutar do merecido descanso eterno, no mundo dos bons e dos justos, pois agora és uma rocha indestrutível, pela Graça e Glória do Senhor Nosso Deus, que te acolheu para a vida eterna. Amém!


2 comentários:

  1. Excelente, como sempre, a crônica do Prof. Dr. Arnaldo Santos sobre a firme Rocha.
    Suas vênias e inflexões ao Deus dos cristãos, "Deo optimo maximo", de tanta profundez, de tão admiranda reverência, submetem a risco o trono de do Patriarca Francisco!

    ResponderExcluir
  2. Maravilha, Arnaldo Santos. Vejo que Penha é um exemplo a ser seguido... especialmente no fazer da vida um palco e no brindar os bons momentos com uma cerveja gelada.
    Alana.

    ResponderExcluir