domingo, 9 de novembro de 2014

ARTIGO (RV)


O FILHO, A PÁTRIA, O MUNDO
Reginaldo Vasconcelos*

O fundador histórico de cada uma das 40 cadeiras da ACLJ, da qual ele inaugurou a titularidade vitalícia, teve a prerrogativa de indicar o seu Patrono Perpétuo.

Isso confere a cada cadeira acadêmica numerada o valor distinto e a personalidade especial de seu fundador e de seu paraninfo, com os quais todos os seus futuros titulares vitalícios deverão guardar simetria filosófica, identidade ideológica, e, principalmente, dimensão intelectual correspondente.

Gênero e genética dos titulares também tendem a influenciar proposituras e eleições de futuros acadêmicos que lhes sucedam em suas cadeiras. É natural. Uma academia literária tem sempre fortes compromissos com memória e tradição.

Aluísio Gurgel do Amaral, Patrono Perpétuo da Cadeira de nº 14, foi um comunista ideológico e idealista, tanto que sendo um jovem morgado, bacharel em Direito, herdeiro de posses, acalentava a utopia igualitária do socialismo, tendo sido membro do PCB e dono de jornal de esquerda, chegando a ser condecorado pelo governo soviético.

Precocemente falecido, na sua pureza de princípios ele não chegou a perceber que o socialismo real jamais produziria o paraíso na terra, o reino da virtude, da ética, da justiça, da paz social e da liberdade, em que acreditava e por que aspirou tanto.

Pelo texto  poético, libertário e edênico, que deixou, em papel almaço, relativo a Tiradentes, dedicado ao filho menino e homônimo, 
Aluísio Gurgel do Amaral Júnior, nota-se claramente que ele não pertencia à ala fisiológica dos marxistas.

Essa ala dos marxistas fisiológicos é composta por aqueles que, revoltados com a condição social de sua origem, ou inconformados com a sua sorte pessoal, ou descrentes na sua própria evolução econômica, elegem a pobreza como virtude e tomam toda riqueza como vício. Até que eles mesmos consigam vencer na vida e ascender na escala social, quando então, na prática, abandonam o ideário, geralmente conservando de forma meramente intelectual o seu título de esquerdistas.

    
*Reginaldo Vasconcelos
Advogado e Jornalista
Titular da Cadeira de nº 20 da ACLJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário