sábado, 8 de novembro de 2014

CARTA (CB)

Caros do DNOCS,

Soube de um Seminário havido no auditório do DNOCS no último dia 31 de outubro, promovido pelo Grupo de Gestão Ambiental-GIA, no qual um palestrante da COGERH, geólogo Adahil Pereira Sena,  teria feito alusão  à minha pessoa em relação aos meus posicionamentos  com respeito a construção da Barragem do Castanhão, fato ocorrido há quase três  décadas.

Acho que a melhor satisfação que eu poderia dar aos colegas do DNOCS que estiveram naquele evento ou dele tiveram  conhecimento, sem entrar no mérito da questão, é  lhes dar conhecimento  do comentário anexo,  a meu respeito,  que saiu no início desta semana no Facebook

Não quero relembrar aqui os fatos burlescos, quanto calamitosos, que envergonham a Engenharia Nacional e que se constituíram uma página negra na história dos recursos hídricos do Estado do Ceará.

Refiro-me aos lamentáveis  episódios que antecederam  à terceira  Audiência Pública do Conselho Estadual do Meio Ambiente-COEMA, realizada na Secretaria Estadual do Meio Ambiente-SEMACE, no dia  22.12.92, que culminou, em sessão  bastante tumultuada, a aprovação da construção da  polêmica Barragem do Castanhão, por 12 votos a favor e 8 contra.

Tais episódios, presenciados pelo geólogo acima mencionado,  pois ele pertencia, à época, a SEMACE, foram relatados por mim em livro, publicado em 1999, intitulado “A Face Oculta da Barragem do Castanhão – Em Defesa da Engenharia Nacional”, constante de 331 páginas.

Mas, porque houve a “terceira audiência”? Porque nas duas anteriores, os conselheiros do COEMA desaprovaram a construção desse empreendimento por 12 votos contra e 4 a favor e 10 contra e 9 a favor, respectivamente, nos dias 02/07.92 e 17.08.92.  E, assim, creio, tantas audiências seriam realizadas até que, mediante a substituição de conselheiros, ou outros atos de bastidores, poucos recomendáveis, propiciassem uma resposta favorável pretendida pelos idealizadores, defensores  e propositores daquele empreendimento.

Aproveito a oportunidade  para conclamar os colegas a nos associar, em torno das entidades de classe dos servidores do DNOCS, para fazermos frente a essa campanha insidiosa contra o nosso Departamento, partida de um grupo minoritário de técnicos cearenses  que se formou, se uniu e se consolidou,  desde às discussões em torno da construção do mencionado reservatório, no ano de 1985, e que durou 14 anos.  

Seu claro objetivo é defender, perante a opinião pública cearense e nordestina e até brasileira,  a todo custo, onde quer que seja, em qualquer situação,  os seus intransigentes posicionamentos favoráveis à construção daquela, ainda hoje, polêmica  obra.
Cássio.

* Cássio Borges
Jornalista e Engenheiro
Ex-Diretor do DNOCS
Membro da ACLJ

Engenheiro civil formado pela Escola Politécnica de Pernambuco, com cursos de especialização em Hidrologia e recursos hídricos, pela Escola Nacional de Engenharia e Pontifícia Universidade Católica-PUC, ambas do Rio de Janeiro. É Membro Honorário da ACLJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário