segunda-feira, 3 de novembro de 2014

ARTIGO (HE)

VITÓRIA DE PIRRO II
José Humberto Ellery*


Pirro, o rei de Épiro e da Macedônia, foi um dos principais adversários do Império Romano. Quando, em 280 AC, os romanos partiram para conquistar a Magna Grécia, o povo de Tarento pediu socorro ao Rei Pirro, que foi lá e, na batalha de Heracléia, derrotou os romanos, infligindo enormes estragos em suas fileiras.

No ano seguinte, 279 AC, Pirro invadiu a Apúlia e novamente bateu os romanos na batalha de Ásculo. Mais uma vez os danos causados aos romanos foram muito maiores que os sofridos por Pirro. Este, no entanto, ao comentar suas também grandes perdas disse: “... outra vitória dessas e eu estarei liquidado”. A partir de então, vitórias que trouxessem graves perdas passaram a ser chamadas de “Vitória de Pirro “.

Na tentativa de estabelecer um paralelo desse fato com a recente e apertada vitória eleitoral petista, e a constatação de que a Dilma teve que “fazer o diabo” para consegui-la, algumas pessoas estão atribuindo a esta uma “Vitória de Pirro “.

Uma ova! como diria a também ruiva Luciana Genro ( Pirro era ruivo, como indica seu nome). Em primeiro lugar, Pirro era um grande general, estrategista brilhante, corajoso, audaz, e após Ásculo continuou vencendo seguidas batalhas, tomou a cidade de Érix aos cartagineses, em seguida expulsou-os da Sicília, derrotou os fortes mamertinos em defesa de Messina. Aníbal, o grande general cartaginês, o considerava o segundo melhor dentre os guerreiros de seu tempo, atrás apenas do invencível Alexandre Magno.

Portanto não vamos comparar o notável líder com a trêfega Dilma. Respeitemos a memória dele. É bem verdade que na batalha de Ásculo o rei Pirro perdeu 3.500 homens, mas o Império Romano, com um exército bem maior, perdeu 6.000 combatentes. E o que afinal perderam o Lula e a Dilma? Teriam perdido os escrúpulos? Jamais os tiveram. Perderam a vergonha? Já não a tinham. Honradez, dignidade, sempre lhes faltou. Perderam dinheiro? Claro que não – o dinheiro que esbanjaram aos borbotões não era deles – era o nosso! Nós, sim, perdemos. O Brasil, sim, perdeu e, se não ocorrer um milagre (quem sabe um impeachment ?) vamos continuar apanhando durante os próximos quatro anos.

Se queremos mesmo dar um nome à vitória da Dilma, seguem algumas sugestões: Vitória da Mentira; do Terrorismo Eleitoral; da Ignomínia; da Baixaria; do Diabo (que ela realmente fez).

O Lula afirmou que nós “não sabíamos do que eles seriam capazes de fazer para elegê-la”. Prefiro continuar sem saber, pois daqui a quatro anos voltaremos à Luta com as armas que sabemos usar e sempre usaremos, a verdade, a honradez, a dignidade, a honestidade – virtudes que talvez não sejam suficientes para vencer a batalha, mas, com certeza, eles não as conhecem.

*José Humberto Ellery
Engenheiro Químico

Nenhum comentário:

Postar um comentário