quarta-feira, 1 de outubro de 2014

NOTA ACADÊMICA

VIANNEY MESQUITA LANÇA
NUNTIA MORATA

O Prof. Dr. Vianney Mesquita, Titular da Cadeira de nº 22 da ACLJ, lança o livro “NUNTIA MORATA – Ensaios e Recensões”, editado pela Expressão Gráfica e Editora, com noite de autógrafos amanhã, dia 02 de outubro, às 19:00h, nos jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, na Av. da Universidade 2853 – Benfica, em Fortaleza, com estacionamento livre com entrada pelos fundos.  A apresentação será do Prof. Dimas Macedo, da UFC e Academia Cearense de Letras. A edição teve apoio cultural do Grupo M. Dias Branco.




O título em latim significa “notícia demorada”, pois boa parte das matérias das 368 páginas do volume consta de textos inéditos, alguns feitos há tempos, agora reciclados, revistos, aumentados e atualizados, constantes de ensaios científicos e recensões acerca de obras literárias e científicas de autores cearenses, notadamente da Universidade Federal do Ceará.

O livro traz quatro estudos introdutórios e o inaugura um ensaio do acadêmico e escritor Reginaldo Vasconcelos, advogado, pintor, secretário-executivo e membro titular emérito da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, intitulado Notícia deste livro e de seu autor.

Seguem-se, na seção Perfil de um Escritor, notas críticas dos escritores Professores Renato Casimiro (UFC e Academia Cearense de Química), Régis Kennedy Gondim Cruz (Rede Educacional Pública do Estado do Ceará e Prefeitura de Fortaleza), Giselda Medeiros (Academia Cearense de Letras e Academia Cearense da Língua Portuguesa) e Geraldo Jesuino da Costa (da UFC e Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, e Academia de Letras e Artes do Nordeste – ALANE).

A capa, belíssima, é da assinatura do supraexpresso Prof. Geraldo Jesuino da Costa, enquanto as abas são firmadas por seu filho, o psicólogo, escritor e professor universitário Filipe Jesuino. Fecha o livro uma nota de quarta capa, da assinatura do intelectual coestaduano, Prof. José Rogério Fontenele Bessa, também da UFC.

 Alguns livros

Sobre Livros – Aspectos da Editoração Acadêmica

Resgate de Ideias

Estudos de Comunicação no Ceará (com Gilmar de Carvalho)

Impressões – Estudos de Literatura e Comunicação

Repertório Transcrito

... E o Verbo se fez Carne

Fermento na Massa do Texto

O Termômetro de Mc Luhan (com Fátima Portela Cysne)

A Escrita Acadêmica – Acertos e Desacertos (com J. Anchieta E. Barreto)

Arquiteto a Posteriori

Nascido em Palmácia (1946), Vianney Mesquita é bacharel em Comunicação pela UFC, professor adjunto dessa Instituição, pós-graduado em Metodologia da Pesquisa em Comunicação, pela Universidade Federal do Ceará, e em Ensino de Comunicação, pela Universidade de São Paulo – USP. Redator da TV Ceará-Canal 5 (ex-TV Educativa); membro do Conselho Curador da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura e assessor do presidente dessa Instituição, Prof. Francisco Antônio Guimarães (também de Palmácia), da Universidade Federal do Ceará. Foi Chefe de Gabinete do Reitor Professor Hélio Leite, da UFC.

Pertence às Academias Cearense da Língua Portuguesa (onde foi presidente por dois mandatos) e Cearense de Literatura e Jornalismo, da qual é acadêmico titular emérito, tendo por patrono seu conterrâneo, de Palmácia, José Rebouças Macambira. É sócio da ABI – Associação Brasileira de Imprensa e da AIJ – Associação Internacional de Jornalistas, com sede em Bruxelas – Bélgica/União Europeia.

Detém dois prêmios de Literatura – Prêmios Elos-Eça de Literatura, com o texto O Jornalista do “Distrito de Évora”, a respeito de Eça de Queirós, e José de Alencar – Eclético e, sobretudo, Jornalista. Foi ganhador dos prêmios de reportagem Brasil – Noventa Anos de República – SECULT-CE - e Engenheiro Gilberto Muniz de Holanda, do antigo Núcleo de Cultura da extinta TELECEARÁ.

Crítica

A literatura passiva de Vianney Mesquita já é bem vasta, com destaque para a do derradeiro livro – Arquiteto a posteriori (2013), lançado há exato um ano da sede da ADUFC – Sindicato.

Para Genuino Sales (Academia Cearense de Letras), [...] a erudição sóbria marca o estilo, dimensiona-lhe afortunadamente a capacidade de elaboração do pensamento, numa demonstração inequívoca do vasto conhecimento da matéria de que trata. Cumpre ressaltar que, para o alcance desta virtude, corroboram o talento e a lucidez da inteligência, traduzida com rara justeza na abrangência do raciocínio. [...] Ler Vianney Mesquita é resgatar a esperança nos ideais culturais e no milagre da inteligência (Acerca de Resgate de Ideias -1996).

Na perspectiva da saudosa Professora Joseneide Franklin Cavalcante,[...] o Vianney Mesquita crítico, diferentemente daquele caricaturado por Sérgio Milliet – “o Crítico é um arquiteto a posteriori” – se me afigura, utilizando as imagens comparativas de que ele tanto gosta, como um cirurgião plástico que, usando o que lê com seu material cirúrgico, consegue descobrir todo o potencial que os olhos não comuns alcançam, e eis que nos revela uma nova figura, restaurada, muito mais bela [...]

Luís-Sérgio Santos, escritor, editor de magazine e professor de Comunicação da UFC, deste modo se reporta no Prefácio de Impressões –Estudos de Literatura e Comunicação:  [...] Vianney Mesquita é tanto um esteta ortodoxo (no sentido da exatidão e da etimologia que o tem como arqueólogo), quanto um político preocupado com o seu tempo e com sua aldeia – no exato sentido de Tolstoi. Daí sua universalidade [...].

Acerca da obra de estreia – Sobre Livros – Aspectos da Editoração Acadêmica (Fortaleza-Brasília, 1984) – primeiro trabalho a respeito de editoração universitária no Brasil - conforme reconhece a escritora Leilah Bufrem, docente da Universidade Federal do Paraná, em sua tese de doutorado - o mui celebrado escritor que foi Francisco Carvalho assim se expressa: Até mesmo os leigos no assunto sabem que os problemas da editoração no Brasil se revestem de grande complexidade. Coisas como preparação de textos, política editorial, planejamento gráfico, direitos autorais, para citar alguns aspectos da imensa constelação de fatores ligados à rotina dos empreendimentos editoriais – tudo o que, direta ou indiretamente, se relaciona com livro, mereceu exame cuidadoso de Vianney Mesquita (“Anatomia do Livro”, in Textos e Contextos. Fortaleza: Imprensa Universitária, 1995).

Já o engenheiro-agrônomo especialista em castanha de caju, Prof. Vicente Maia, escritor, literato e pertencente aos quadros do Banco do Nordeste, exprime a opinião de que [...] Sobre o autor Vianney Mesquita, entre as numerosas virtudes que ostenta como pessoa humana e escritor, chama-me a atenção o seu acendrado amor à arte de bem escrever, da qual é cultor exímio. Identifico-me com sua ojeriza aos modismos, chavões, estrangeirismos, impropriedades e uso incorreto de expressões tais como “a nível de”, “do mesmo”, “inclusive” e muitas outras que empobrecem o discurso e o texto, enrubescendo de vergonha a última flor do Lacio, língua que possui um dos mais ricos e variegados léxicos. (Quarta capa de Repertório Transcrito. Sobral: Edições UVA, 2003).

Eis o que exprime, por sua vez, a jornalista e escritora Márcia Siqueira, em matéria publicada no Estado de Minas: [...] Além das dicas para correção do texto acadêmico, o material é uma coletânea divertida das bobagens que os dois (Anchieta Barreto e Vianney Mesquita) já corrigiram. São erros grosseiros, como o de uma estudante de mestrado que confessou, na abertura de sua dissertação, ter entrado no assunto “como Judas entrou no Credo”. Na verdade, foi Pôncio Pilatos, lembra Mesquita, lavando as mãos.(Comentário respeitante a A Escrita Acadêmica – Acertos e Desacertos, em parceria com o Prof. Dr. José Anchieta Esmeraldo Barreto – Fortaleza: UFC, 1996).

O Dr. Aluísio Gurgel, magistrado, professor e escritor cearense, escreveu a respeito de um artigo de VM, intitulado Metaforismo Singular, no jornal eletrônico da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, sob o título Um Olhar sobre o Olhar: [...]  A leitura da leitura em Vianney Mesquita é (e sempre será) ampliação hermenêutica. Descoberta de códigos de acesso até então escondidos bem abaixo de nossos olhos, reconstrução do pensamento conduzida pelas mãos de Fídias, transcendência de que carece toda obra que se proponha a dignidade de uma apreciação valiosa. Por todas estas razões, a fiança de Vianney Mesquita representa um”leia-se”, cuja imperatividade conduz a mente ávida a um passeio pelas pradarias do conhecimento e da beleza.

Já o cientista social, prof. Dr. João Bosco dos Santos Feitosa, externa sua expressão, após a leitura de Arquiteto a Posteriori (2013): [...] Mais do que um Arquiteto a Posteriori, Vianney Mesquita é um restaurador de ousadias, um educador de inspirações para quem teima em se comunicar por textos, em meio a contextos que desafiam e expõem nossa emoção e esforços de produzir ciência.

Já o médico, poeta e escritor Pedro Henrique Saraiva Leão, ex-presidente da Academia Cearense da Língua Portuguesa, entende que [...] Vianney Mesquita é o guardião das nossas alfaias literárias. (Lirerapia,2012).

Várias entidades convidam para a noite de autógrafos, a saber:
A Universidade Federal do Ceará, pelo seu Reitor, Professor Jesualdo Pereira Farias;

A Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, pelo seu Presidente, Prof. Rui Martinho Rodrigues, da UFC;

A Academia Cearense da Língua Portuguesa, pelo  Prof. Sebastião Valdemir Mourão (UECE e Conselho de Educação do Ceará);

ADUFC –  Associação dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará, pelo seu Presidente, Prof. André Ferreira, da UFC;


ADAUFC – Associação dos Docentes Aposentados e Pensionistas da UFC, pela Professora Lena Lúcia Espíndola Rodrigues Figueiredo (UFC e UECE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário