segunda-feira, 13 de outubro de 2014

NOTA LITERÁRIA (VA)


O POETA QUE CHEGA
Vicente Alencar*


Meu amigo Moreira Brito está chegando, em livro, para o grande  encontro com todos aqueles que o admiram pela palavra, pelo empenho ao microfone, pelo posicionamento, sempre aberto, mostrando a sua liberdade de espírito, tão ao gosto de milhares de pessoas.

Os poetas são apaixonados. E como são! Existe até uma diferença que defendo, e sempre estou falando sobre isso: os poetas existem e formam o "exército do coração". Outros existem, mas não são mesmo poetas. É preciso então, que esses mostrem a sua arte e o seu coração àqueles e, ao final, todos estarão muito bem.

Como os seres humanos são diferentes – assim como a voz, pois não existem no mundo duas com o mesmo timbre  os poetas se aproximam muito mais uns dos outros. Há um chamamento natural, não intencional, mas aconchegante.

É possível sentir o véu da transparência, mesmo naqueles que escrevem diferentemente, e que algumas pessoas exclamam, vez por outra: "Não sei o que ele escreveu; não entendi essa poesia". São as intimidades, são os atalhos da alma, que não são mostrados, com facilidade, e, por isso mesmo, fazem o poeta ser diferente. Em um ponto, porém, todos concordam: eles têm sentimento.

Meu amigo Moreira Brito é um poeta, tão bom que às vezes excede. Atravessa matas, escala cordilheiras, banha-se em oceanos distantes, visita templos e percorre caminhos admiráveis. Tudo isso dentro de um mesmo coração, abastecido pelo sentimento, pela emoção e pelo amor.

Um grande amante, um grande apaixonado, um homem maior que os seus versos e, por isso mesmo, incompreendido em muitos momentos. Mas, no nosso mundo de poesia é mais um que caminha com tranquilidade, encontra perguntas e respostas nos olhares femininos, e derrama-se completamente quando ama. Como não se ama somente uma vez, o melhor que temos a fazer, neste "Sonhos e Lamentos", que nos chega agora, é ver, de perto, o que ele escreveu e nos passa, nos presenteia. Não tente entender os versos do poeta. O amor é tão importante, tão aberto, tão querido e tão amado, que pertence a ele, e nós desfrutamos dos seus escritos. 

Parabéns meu amigo Moreira Brito, por você chegar agora com seu belo livro.


* Vicente Alencar
Presidente da União Brasileira de Trovadores - UBT Fortaleza.
1º Vice-Presidente da ALMECE - Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará.
Secretário Geral da Academia Fortalezense de Letras.
 Titular da Cadeira nº 27 da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo.  .

Nenhum comentário:

Postar um comentário