quarta-feira, 22 de outubro de 2014

ARTIGO (WI)

Reforma Ortográfica
Wilson Ibiapina*


O omem disse que oje vai xover. É assim que passaremos a escrever se forem aprovadas as mudanças sugeridas para na nova reforma ortográfica da língua portuguesa.

A proposta de mudança, feita pelo professor Ernani Pimentel, dono de uma rede de cursos preparatórios, inclui também outras alterações. Por exemplo, palavras grafadas com “Ç”, “SS” e “XC” passariam a ser escritas com um “S”. A simplificação do idioma inclui a extinção do H no inicio das palavras, bem como do “CH”, que seria substituído por “X”.

Professores de português de todo o país já se manifestaram contra. Alguns acham uma besteira sem tamanho o argumento de Pimentel de que a simplificação facilitaria o aprendizado. A dificuldade de alfabetizar não diz respeito à grafia das palavras, mas, sim, ao método de ensino do professor.

O assessor do Museu da Língua Portuguesa e professor da USP, Ataliba de Castilho, diz que “é preciso o professor ajudar o estudante a compreender as diferenças entre língua falada e escrita. Mudar as letras não muda esse processo.” O professor Ernani Pimentel faz parte do grupo de trabalho técnico do Senado criado no ano passado para revisar o acordo ortográfico de 2009.

O senador goiano Cyro Miranda, presidente da Comissão de Educação e Cultura do Senado diz que as ideias do professor Pimentel não representam a opinião do grupo formado também pelo professor Pasquale Cipro Neto e pelos senadores Cristovam Buarque e Ana Amélia Lemos.

Essas mudanças propostas lembram-me a história do cara que pede que a secretária redija uma convocação de todos os empregados para uma reunião na sexta-feira. A moça para de escrever e levanta sua dúvida: “Chefe, sexta é com s ou com x? E o chefe: “...transfere pra quinta”.

O novo acordo ortográfico, assinado em 2008 só entrará em vigor em 2016. Até lá, vão tentar fazer mais mudanças na “última flor do Lácio, inculta e bela”, como diria Olavo Bilac.

 *Wilson Ibiapina
Jornalista
Diretor da Sucursal do Sistema Verdes Mares de Comunicação
em Brasília - DF
Titular da Cadeira de nº 39 da ACLJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário