quarta-feira, 29 de outubro de 2014

NOTA ACADÊMICA




Foi inaugurada ontem, 28 de outubro, a exposição Narrativas Poéticas, que reúne acervo da Coleção Santander Brasil, propondo um diálogo entre artes plásticas e poesia brasileiras.

O período de exibição vai de 29 de outubro de 2014 a 11 de janeiro de 2015, com visitação de terça a sexta, das 9:00h às 19:00h -- aos sábados das 10:00h às 18:00h, e aos domingos das 12:00h às 18:00h, no Espaço Cultural Unifor, que é aberto ao público. 

A ACLJ recebeu convite oficial e compareceu ao coquetel de lançamento, representada pelo seu Presidente, Rui Martinho Rodrigues, e pelo acadêmico Reginaldo Vasconcelos, membro correspondente no Ceará da Academia Brasileira de Belas Artes.

Entre as obras que fazem parte da exposição destacam-se pinturas, gravuras e desenhos de expoentes do Modernismo do Brasil, tais como Candido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Iberê Camargo, Tomie Ohtake e Milton Dacosta. Trabalhos recentes como obras de Tuca Reinés, Fernanda Rappa e Renata de Bonis também estão presentes na exposição.

Apresentada nos principais museus do Brasil, como o Santander Cultural, em Porto Alegre; o Museu Nacional da República, em Brasília; Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte; Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo; e Museu do Estado de Pernambuco, em Recife, a itinerância chega finalmente a Fortaleza, no Espaço Cultural Unifor, localizado no térreo da Reitoria.

Com curadoria de Helena Severo, Antonio Cicero, Eucanaã Ferraz e Franklin Espath Pedroso, a exposição Narrativas Poéticas foi concebida a partir de um recorte curatorial da Coleção Santander Brasil.

A ACLJ tem diversos artistas plásticos entre os intelectuais que a compõem, dentre estes o grande Descartes Gadelha, que além de musicista é pintor e escultor de fama internacional.

Em função disso, além de cultuar o beletrismo, a Academia Cearense de Literatura e Jornalismo tem especial apreço às belas artes, tanto assim que entre suas metas em curso está a instalação da Galeria Pictórica dos Patronos Perpétuos, que manterá em exibição permanente em sua futura sede própria os retratos das grandes personalidades do passado cearense, produzidos em óleo sobre tela por pintores cearenses. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário