quarta-feira, 21 de maio de 2014

HOMENAGEM (VM)

PROF.DR. LIBERAL DE CASTRO
AD MULTOS ANNOS !
Vianney Mesquita*

Tinha Moisés 120 anos quando morreu. Nunca a visão se lhe reduziu, nem os dentes se lhe abalaram (Deuteronômio, 34-7).

Hoje, 21 de maio de 2014, é a data natalícia do intelectual cearense, arquiteto e historiador, de renome nacional, José Liberal de Castro, nascido em 1926.
        
O Dr. Liberal, amigo desta Academia, desenvolveu seus estudos de base em Fortaleza – Grupo Escolar Fernandes Vieira e Colégio Cearense, tendo recebido o título de arquiteto da Faculdade Nacional de Arquitetura da então Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1942.
        
Professor concursado da U.F.C., instituição na qual foi membro-fundador da sua Escola de Arquitetura, bem como foi o instituidor da unidade cearense do Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB, é mestre constante do ensino da Arquitetura-Urbanismo no Ceará, participante de colegiados nacionais da categoria, sendo constantemente convidado para compor comissões de concursos de profissionais em todo o País, bem como de bancas de defesa de trabalhos de mestrado e teses de doutorado, em Fortaleza e no restante do País, notadamente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

O Prof. Dr. Liberal de Castro  ao lado do engenheiro Altino Farias,
acadêmico da ACLJ, filho do saudoso arquiteto Armando Farias.
Sua obra – vasta, densa e da máxima qualidade – inclui artigos em periódicos científicos nacionais, principalmente, na Revista do Instituto do Ceará, bem como publicações de repercussão internacional, como, por exemplo, Cartografia Urbana Fortalezense na Colônia e no Império (1982), Fatores da Localização e Expansão da Cidade de Fortaleza (1969),  Influências Recíprocas na Arquitetura Luso-Brasileira (tese de concurso, 1981), entre tantas outras que concedem bases para estudos e pesquisas aprofundadas acerca do passado cearense, no que diz respeito à sua arquitetura, umbilicalmente vinculada à nossa Ciência Histórica. 
        
O Prof. Dr. José Liberal de Castro, sobre ser intelectual respeitado pela sua lata cultura geral no Brasil, mantém estreitos contatos com intelectuais portugueses de suas linhas de estudos e investigações científicas, na seara da Arquitetura e da História, bem como de outros ramos disciplinares, com quem conserva regular correspondência.
        
Ele faz parte de colegiados locais e nacionais vinculados à sua área investigativa, outra razão pela qual é sempre procurado por consulentes para conceder opiniões e pareceres respeitantes às suas vertentes de estudos, na qualidade de autoridade, recurso derradeiro em matéria de afirmações e pontos de vista.
        
Presente em motos científicos e culturais do Ceará, assinante de dezenas de projetos arquitetônicos em Fortaleza, denota admirável vigor intelectual e inaudita e jovial capacidade física, como sócio do Instituto do Ceará – Histórico, Geográfico e Antropológico, da Associação Cearense de Imprensa e de organismos de sua categoria, como o IAB, por exemplo.
        
Quase diariamente, mantemos – eu e ele, e para regozijo meu – conversas telefônicas ou comunicações pela web, a fim de nos atualizar acerca das ocorrências dos circuitos do saber e da cultura local, jamais aquelas vinculadas à UFC, instituição prima inter pares de nossas relações de estudo e referência cearense derradeira no ecúmeno do conhecimento.
        
Muito me apraz, por conseguinte – e a esta Academia, nas pessoas do seu Presidente, Prof. Dr. Rui Martinho Rodrigues, do Secretário-Geral, Dr. Reginaldo Vasconcelos, do nosso amigo comum, Prof. Geraldo Jesuino da Costa, bem assim de todos os seus ocupantes de cátedras – dirigirmos ao Prof. Dr. José Liberal de Castro nossos emboras pela transcorrência de data a nós, também, de tal modo preciosa, por ser ele quem é e representa para o Estado do Ceará e o País.
          
Grande abraço, Prof. Dr. Liberal de Castro!

*Vianney Mesquita 
 Docente da UFC 
Acadêmico Titular da Academia Cearense da Língua Portuguesa  
Acadêmico Emérito-titular da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo 
Escritor e Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário