quinta-feira, 15 de maio de 2014

DISCURSO (DQ)

 POSSE DE DEUSMAR QUEIRÓS NA ACLJ



A razão de estar aqui esta noite me deixa bastante emocionado. 

Há 3 anos, nascia a Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, que agregando valor a entidades já existentes, veio para enaltecer e engrandecer a nossa cultura, sem abrir mão do que nela há: o bom humor, a irreverência, a força. Gosto muito de uma frase de José de Alencar que diz  “o sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo”.

Bem, se hoje tenho o prazer de receber a mais alta homenagem desta Academia, o título de Membro Benemérito, é porque com as bênçãos de DEUS, com a ajuda de minha família e de meus amigos consegui vencer obstáculos e mostrar a todos que vale a pena fazer o bem.

Estar ao lado de grandes nomes como a relação dos Beneméritos desse sodalício, me honra e me dignifica de uma maneira quase impossível de expressar.

Essas são pessoas que, independente de profissão, religião ou crença, desafiam as intempéries e disseminam o bem, contribuindo notoriamente para o crescimento da sociedade cearense.

Perceba-se quão gratas são minhas companhias: Dona Yolanda Queiroz, continuadora pertinaz de um dos mais brilhantes trabalhos empresariais levado a efeito neste Estado; Dra. Wanda Palhano, um baluarte nos da Imprensa Livre que nos orgulha em todo o seu conceito; Airton Queiroz, Chanceler da fundação que nos lega a mais importante casa de ensino universitário privado da Região; Descartes Gadelha, este multiartista em permanente processo de criação que honra e dignifica a cultura deste Estado.


Ivens Dias Branco, um mais que brilhante continuador da saga que nos fez ocupar o primeiro posto do País em Massas Alimentícias. Personagem primaz do empresariado cearense;  Lúcio Alcântara, O detentor inconteste da mais profícua carreira de homem público do nosso Ceará; Miguel Dias, respeitado e cultuado empresário do brilhante segmento das Comunicações e Raimundo Fagner, o nosso eminente seresteiro que impregnou todo o Território Nacional com o mais cativante jeito cearense de cantar e encantar.

Ao me perguntar se seria realmente merecedor desta honraria, não encontrei uma resposta, mas percebi que a Academia acolhe aqueles que amam a palavra e, acima de qualquer outra qualidade, amam a nossa cultura.

Amor. É por ele, para ele e com ele que eu respiro. O amor é a base de todas as minhas ações. Desde menino, em casa ou na rua, ajudando meu pai, vendendo frutas depois da escola, quando fui operador de computador na IBM, funcionário do IBGE, professor na Unifor, gerente da Credimus Distribuidora ou quando fui diretor da Bolsa de Valores, e ainda quando abri meu primeiro negócio, a PAX Corretora de Valores, tudo isso não teria acontecido se não houvesse amor.

Amo minha família, minha esposa maravilhosa, meus filhos e netos queridos. E esse sentimento é a energia que me impulsiona para a frente. Foi através do amor que voltei às raízes do comércio e alimentei meu sonho, que se tornou o sonho de muitos.

E quanto amor, senhoras e senhores, eu vi sendo disseminado para que esse sonho, hoje conhecido como Pague Menos, fosse realizado! É amor o que eu sinto toda vez que entro em uma de nossas quase 700 lojas e vejo os mais de 17 mil integrantes dessa grande família atendendo de coração, trabalhando muito para melhorar a vida dos cearenses, dos brasileiros.

O amor está no nosso DNA, e ajudar as pessoas faz parte do que nós somos. Foi assim que surgiram as ações pioneiras da Pague Menos. Elas foram pensadas para que a gente pudesse chegar mais perto das pessoas, fazer parte do seu dia a dia e levar a elas bem-estar físico, mental, social, ecológico, enfim, mais qualidade de vida.

Antes da Pague Menos, nenhuma outra loja oferecia o serviço de recebimento de contas. Nós vimos ali a chance de ajudar a população e trazer os consumidores para dentro das lojas. Anos depois, a ideia do recebimento de contas da Pague Menos inspirou o Banco Central a criar o serviço de correspondente bancário, que depois foi disseminado em todo o País; em casas lotéricas, padarias, supermercados e diversos estabelecimentos.

Outras atitudes pioneiras da Pague Menos no Brasil foram a implantação a farmácia 24h de portas abertas e o conceito drugstore tirando os produtos de trás do balcão para deixá-los ao alcance dos nossos clientes.

Além do Circuito de Corridas, que já foi eleito o melhor do Nordeste e hoje caminha para sua 5a edição, idealizamos e realizamos o Encontro de Mulheres, maior evento feminino do País, que na 10ª edição, ano passado, conseguiu reunir mais de 12 mil mulheres durante quatro dias com palestras, oficinas, shows, espetáculo de teatro e várias outras atividades.

Além disso, os nossos diversos concursos culturais, como o Nossa Gente Nossa Arte e o Concurso Literário.

Esse concurso não só incentiva nossa cultura, mas dá oportunidade aos escritores de todos os estados, do nosso país. Ele descobre e divulga esses novos talentos que eternizam o passado, contam o presente e, assim como nós, sonham com o futuro.

Somos também a única rede de farmácias que tem uma multiplataforma integrada exclusiva, com programa de TV em rede nacional, portal e revista, que leva saúde, beleza e muita informação aos quatro cantos do Brasil.

Através da Fundação Deusmar Queirós mudamos a perspectiva de vida de várias pessoas. O Projeto Moringa, que distribui gratuitamente sementes da planta a pessoas que habitam regiões onde a água potável é escassa e ajuda a purificar, de maneira fácil, autossustentável, renovável e a custo zero, esse bem tão precioso à vida.

O Projeto Estação da Leitura, que possibilita o acesso à informação, cultura e lazer a crianças e adolescentes de associações comunitárias do Ceará, através da implantação de bibliotecas; o programa Empréstimo de Equipamentos Ortopédicos, que tem como objetivo atender, mediante empréstimo, as pessoas com limitações físicas temporárias, sem condições financeiras para arcar com o aluguel de cadeira de rodas ou muletas.

O Voluntários de Valor, que já cadastrou mais de 75 instituições para receberem a ajuda de voluntários.

Adquirimos e Cedemos, em regime de comodato, um espaço de 5 hectares, no município de Pacoti-CE, onde funcionava o Convento dos Padres Salvatorianos para que a  Universidade Estadual do Ceará, instalasse a Estação Ecológica do Pacoti, a fim de que fossem desenvolvidas pesquisas de medicamentos fitoterápicos, além de vários projetos ecológicos e sociais.

O Projeto Mãos Livres ajudou na ressocialização de centenas de mulheres egressas do sistema penitenciário do Estado do Ceará, através de atividades com artesanato. E a Fábrica Escola, que tem o objetivo de promover a autoestima e a reelaboração de planos de vida pessoal e profissional de homens e mulheres que se encontram no regime semiaberto do sistema penitenciário do Ceará.

Tudo isso, volto a dizer, é o amor em ação. O amor pelas pessoas, pela nossa terra, pelo que fazemos, pela vida. E esta noite veio para coroar esse sentimento que contagia, se espalha, se perpetua deixando marcas positivas por onde passa.

Agradeço de coração ao Presidente Rui Martinho, ao Secretário-Geral Reginaldo Vasconcelos, ao Alfredo Marques Sobrinho pela proposição de meu nome a esta honraria, e aos demais acadêmicos pela completa aceitação.

Receber esta homenagem de pessoas que trabalham sempre em prol do bem da nossa cidade e que enriquecem cada vez mais a nossa cultura me enche de orgulho e me faz ter certeza de que o amor vale a pena.

Com ele, aprendemos, compartilhamos e eternizamos momentos sublimes como este que vivo aqui hoje.

Encerro evocando Machado de Assis: “cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar”.


Com um amor do tamanho do Brasil e com a força do nosso Ceará, agradeço a todos. Fiquem com Deus e boa noite. 

Deusmar Queirós 
08 de maio de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário