sexta-feira, 23 de maio de 2014

COLUNA DO VICENTE ALENCAR – ED. Nº 650

"MEU PERCURSO NA UNIVERSIDADE"
O livro "Meu Percurso na Universidade", do professor Antonio de Albuquerque Sousa Filho, é a grande noticia dos últimos dias. Quem adquiriu o livro e leu está fazendo os maiores elogios. Realmente a obra é fácil de ler, foi dinamicamente escrita e tem texto envolvente.

O livro está a venda além da Livraria Livro Técnico, na
Rua Dom Joaquim, 76, e também no Shopping Aldeota, na Av. Dom Luís, 500, 4º piso, lojas 422 e 424.

Outro endereço: LER LIVRARIAS.  Av. Washington Soares, 
4040, lojas 22 e 24.

CLUBE DO BODE
Neste sábado, entre 11 da manhã e 17 horas, mais uma sessão de amizade etílico-literária do CLUBE DO BODE, na Rua Dom Joaquim, no Flórida Bar, ao lado da LIVRARIA LIVRO TÉCNICO, na Rua Dom Joaquim, 76, no Centro.

SEXTA LITERÁRIA
Começa ao meio dia de hoje (almoço) e não tem hora para terminar a SEXTA LITERÁRIA do Ideal Clube, com a presença de José Telles, Carlos Augusto Viana, Jorge Tufic, Luciano Maia e tantos outros amigos.

DEIXANDO A CASA
A presidente Lúcia Lustosa, da Academia Fortalezense de Letras, nos informando que a poetisa Inez Figueiredo (ESTRELA, VIDA MINHA) renunciou a sua Cadeira naquela Casa de Cultura.




ROTARY CENTENÁRIO
O Rotary Clube Centenário, sob a presidência de Marne Lins, tem reunião programada para hoje às doze e meia, no Marina Parque Hotel, ali na Av. Presidente Castello Branco, pertinho da Santa Casa de Misericórdia.

post-scriptum
"ONDE NÃO SE CONSTROEM ESCOLAS SE CONSTROEM PRESÍDIOS"

GONZAGA MOTA
O ex-Governador Gonzaga Mota será empossado à tarde deste sábado, dia 24 de maio, na Academia de Letras Juvenal Galeno, que é presidida pela escritora Eliane Arruda. Solenidade a partir das 15h30m na Casa de Juvenal, Rua General Sampaio, 1128, no Centro (ao lado do Teatro José de Alencar).

GUARACY RODRIGUES
O poeta Guaracy Rodrigues está sendo procurado por seus amigos de Fortaleza, para contatos. Ninguém sabe o endereço dele, se mora na Capital ou no interior. Alô Guará! Dê noticias!


SHOW DA MADRUGADA
No Programa "Show da Madrugada", de Moreira Brito, na Rádio Verdes Mares AM 810, na madrugada de segunda-feira, a POESIA é destaque.

MAURICIO E ROSE
Maurício Benevides e sua mulher Rose Espíndola Benevides recebem neste sábado, a partir das 19h30min, os seus amigos para a grande noite de lançamento do seu CD, no RESTAURANTE CARAVELE, na Rua Luciano Carneiro. "A noite da Canção Internacional", sem "couvert" artístico.

É bastante levar uma LATA DE LEITE EM PÓ para trocar pelo CD. Tudo o que for arrecadado será destinado ao Lar das Crianças da Irmã Conceição, que funciona em prédio no cruzamento da Rua Ildefonso Albano com Av. Soriano Albuquerque.

PROGRAMA EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE
Na Rádio Assunção Cearense AM 620, na próxima segunda-feira, das 22 às 23 horas, o PROGRAMA VICENTE ALENCAR - EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE. Uma hora de notícias culturais, música popular brasileira, poesias, trovas e a crônica da noite. É bem diferente de tudo que você ouve por aí. Também na Internet: radioassuncaocearense.am
  
TERÇA EM PROSA E VERSO
O Movimento  Cultural Terça-Feira em Prosa e Verso, que completará 15 anos em dezembro vindouro e realiza suas sessões na segunda semana de cada mês, na Academia Cearense de Letras, convida a todos para a reunião o dia 10 de junho (segunda terça-feira do mês) a partir das 19 horas e 30 minutos, e terminado às 21 horas e 30 minutos.

JORNALISTA JOSÉ CARLOS ARAÚJO
O Jornalista José Carlos Araújo, grande nome da ABRAJET  Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, atuando como Diretor Regional em nosso Estado, esteve participando em João Pessoa (PB) de mais um Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo. Veterano e motivado, retornou feliz e com novas ideias para coloca-las em prática no seu jornal de turismo.

SYLVIO CALDAS
Se estivesse vivo, o cantor Sylvio Caldas estaria completando hoje 23 de maio,  seus 106 anos. Ontem, no meu Programa na Rádio Assunção Cearense 620 AM, lhe foi prestada justa homenagem. É uma pena que um artista brasileiro tão importante para a Música Popular Brasileira não seja lembrado no dia do seu aniversário.

Em contrapartida, artistas menos votados, sem nenhum prestígio, recebem muita atenção de vários colegas.

Bandas como Arroz com Areia, Mel com Cajueiro, Feiura com Bofe, "fazem a festa". Estamos vivendo uma época em que a verdadeira música nada vale e os medíocres são prestigiados.

REDE WEB DE RÁDIO CEARENSE
Se você ainda não conhece, ouça no seu computador, pela Internet,  e,  no seu telefone celular, a REDE WEB DE RÁDIO CEARENSE.

Quatro endereços eletrônicos:

1)  Web Rádio São Gonçalo  Direção de Wilson Matos.
2)  Web Rádio Patacas, de Aquiraz  Direção de Jones Cavalcante.
3)  Web Rádio Gazeta de Fortaleza  Direção de Vicente Alencar.
     4) Web Rádio Paracuru  Direção de Gilardo Campos.

CENTENÁRIO DE AGB
No próximo dia 6 de junho, como já noticiei antes, o centenário de nascimento do Jornalista, Poeta, Escritor e Sociólogo Antonio Girão Barroso, um dos fundadores do GRUPO  CLÃ e membro da Academia Cearense de Letras. Uma das maiores inteligências que conheci.

CONFERENCIA DO DESEMBARGADOR EDGAR
A Diretoria da Sociedade Cearense de Geografia e História definiu com o Desembargador, Jornalista, Escritor e Professor Edgar Carlos Amorim que ele será o conferencista da próxima reunião da entidade, no dia 16 de junho às 16 horas, na sede da Academia Cearense de Letras.

Falará sobre "A Maioridade a partir dos 14 anos no Brasil". Um tema altamente polêmico. No momento, o Brasil trata seus MARGINAIS na faixa etária de 14 a 18 anos como se fossem crianças.

Lamentavelmente o ECA  Estatuto da Criança e do Adolescente, que seria para combater o CRIME, vem fazendo exatamente o contrário. Com suas prescrições, INCENTIVA OS CRIMES DE MENORES NO BRASIL. Sobre isso falará o experiente escritor cearense.

A MOTO MATA
Não esqueça: os motoqueiros (não os motociclistas) que utilizam as MOTOS no Brasil são agentes de morte em sua grande maioria. Começam provocando desastres. Depois...

UBT CONVIDANDO
A União Brasileira de Trovadores  UBT, Regional de Fortaleza, convidando para sua próxima reunião, que será no primeiro sábado de junho, dia 7, às 10 da manhã, na Academia Cearense de Letras (Palácio da Luz, Rosário, 1.)

NÃO ESQUEÇA
"Antes era a Esperança, hoje é a Decepção. PT Saudações".

PENSE:
A Imprensa paulista noticiou HOJE que 6 mil casos de DENGUE foram registrados nos últimos 30 dias em São Paulo, com 5 casos de MORTE, somente na Capital.

Este é o Brasil do "bom" Governo!

LEMBRETE:
14 ANOS  Idade certa para maioridade penal!

NOS EUA
Nos EUA, de onde os brasileiros somente copiam o que não presta, a maioridade penal é de 10 anos de idade.


LEMBRE-SE:
EDUCAÇÃO   Um assunto que os Governos desprezam!

ATENÇÃO ACADÊMICOS
Atenção Membros de todas as Academias de Letras, Ciências e Artes,  e de  Associações e Institutos que existem em Fortaleza. Sessenta por cento dos nomes estão inadimplentes. Por favor, coloquem dia suas mensalidades.

A relação é longa.

Temos em Fortaleza entre outras:

1) Academia Cearense de Letras
2) Academia Cearense de Letras e Artes
2) Academia Cearense de Retórica
3) Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará
4) Academia Cearense da Língua Portuguesa
5) Academia Cearense de Ciências
6) Academia Cearense de Medicina
7) Academia Cearense de Farmácia
8) Academia Cearense de Odontologia
9) Academia Cearense de Administração
10) Academia Cearense de Enfermagem
11) Academia Fortalezense de Letras
12) Academia Metropolitana de Letras
13) Academia de Letras e Artes do Nordeste
14) Sociedade Cearense de Geografia e História
15) Instituto do Ceará - Histórico Geográfico e Antropológico
16) Instituto Cearense de Cultura Portuguesa
17) Sociedade de Cultura Latina do Brasil - Regional do Ceará
18) Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - AJEB
19) Academia Feminina de Letras
20) Academia de Letras Juvenal Galeno
21) Academia Cearense de Literatura e Jornalismo
22) Academia Cearense de Letras e Desenvolvimento Social
23) Academia Cearense de Filosofia e Letras
24) Clube dos Poetas de Fortaleza
25) Grupo de Estudos do Cangaço
26) Grupo de Amigos da Filosofia
27) Academia do Beco (Criada pelo saudoso Ciro Colares)

E mais algumas outras entidades, inclusive do interior, que se reúnem em Fortaleza.


SEXTA-FEIRA, 23 DE MAIO DE 2014.
FORTALEZA  CEARÁ  BRASIL
AMÉRICA DO SUL  Nós somos sul americanos

Estamos vivendo o 143º dia do ano. Faltam 222 para o ano acabar.


Vicente Alencar
Jornalista e Radialista
Titular da Academia Cearense da Língua Portuguesa
Diretor de Comunicação da Academia Cearense de Retórica
Titular da Cadeira de nº 27 da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário