segunda-feira, 29 de março de 2021

ARTIGO - Relacionamento Humano (PN)

 RELACIONAMENTO 
HUMANO
Pierre Nadie*

 

Conta-se, alhures, uma historieta bastante arguta e de bons ensinamentos: 

Certa senhora,  que convivia com a nora, de alguma maneira despertava nela atitudes de ranço e mesmo ódio. Num crescente, chegou a provocar na nora o desejo de eliminá-la. Procurou, então, uma “meisinheira” e pediu-lhe para preparar um tipo de bom veneno, que matasse aos poucos sem deixar vestígios no organismo, para, quando  o decesso acontecesse, nada lhe fosse imputado. 

A “meisinheira”, diante da gravidade de tal solicitação, depois de certificar-se de sua inarredável determinação, preparou-lhe, cuidadosamente, a poção solicitada e deu-lha, com a seguinte recomendação: 

– Ponha diariamente algumas gotinhas na sua comida e trate sua sogra com todo carinho, atenção e cuidado, para que ao final dos 30 dias, quando ela irá morrer, não lhe atinja nenhuma acusação. 

A nora, então, nisso consentiu e, rigorosamente, seguiu seu conselho. Começou a cercar sua sogra de carinho e atenção. Aos poucos, foi descobrindo qualidades onde só via defeitos. Aqui um bom dia, ali um sorriso, um dia um aperto de mão e outro dia, um abraço. 

Chegou a véspera do trigésimo dia, o dia do desfecho fatal. Porém, a afeição nascida entre as duas era tamanha que a nora correu, às pressas, à  “mesinheira”, suplicando-lhe um antídoto, pois, já não queria que sua sogra morresse, tanto o afeto que já conseguira lhe nutrir. 

Foi aí que a “meisinheira”, com sua sabedoria, lhe falou: 

– Não se preocupe. A poção que lhe entreguei não era veneno, senão apenas um placebo, pois eu tinha certeza de que  o carinho e a atenção aproximariam vocês, no afeto e no amor. 

Quando a gente só consegue ver defeitos no outro é preciso dar um “stop” para se aperceber do que está acontecendo e buscar sanar o que poderia causar destruição. 

O que vai se insinuando entre pessoas que se amam e se querem bem e se respeitam segue num crescente réprobo, somente revertido pela determinação da vontade de ser feliz. 

O poder de construir e de destruir um relacionamento ou uma amizade são, profundamente, diferentes e antípodas, mas nunca deixam de andar tão próximos. 

Relacionamento e amizade criam raízes na atenção, no cuidado, no carinho. 

Quem ama, vê. Quem não ama, apenas olha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário