SARAU VIRTUAL DA ACLJ
(23.02.2021)
A Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ) promovia, nas noites de terça-feira, na casa de bebidas finas Embaixada da Cachaça, um poetry slam, consistente em um pequeno sarau de poesias, prosa poética e performances musicais acústicas ao vivo, segundo uma prática que começou nos EUA e se difundiu pelo Planeta.
Mas essa rotina cultural saudável foi interrompida pela pandemia de Covid-19, e então o grupo de habitués passou a se reunir virtualmente nas noites de terça-feira, em que acadêmicos, artistas, intelectuais e poetas em geral, frequentadores daquele reduto boêmio e cultural, matam a saudade e mitigam a carência de convívio, mantendo em atividade a ACLJ, apesar do isolamento social obrigatório.
PARTICIPANTES
Estiveram reunidos na conferência virtual desta terça-feira, a primeira deste ano de 2021, que teve duração de duas horas, 13 participantes. Compareceram o Professor Rui Martinho Rodrigues (com a sua consorte e nossa confreira Josefina), o Magnífico Reitor da UFC Cândido Albuquerque, o Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos,
Também estiveram no grupo virtual o Bibliófilo José Augusto Bezerra, o Marchand Sávio Queiroz Costa, o Advogado e Sionista Adriano Vasconcelos, o Músico e Representante Comercial Marcelo Melo, o Pedagogo e Psicólogo Edmar Santos, o Engenheiro e antigo Oficial de Marinha Humberto Ellery, o Especialista em Comércio Exterior Stênio Pimentel, o Físico e Professor Wagner Coelho e o Agente Comercial Internacional Dennis Vasconcelos.
Justificaram ausência o Juiz de Direito Aluísio Gurgel do Amaral Júnior, impedido de comparecer em razão da sua atividade no magistério superior; o Jornalista e Sociólogo Arnaldo Santos, por compromissos profissionais; a Atriz, Psicoterapeuta, Escritora e Poetisa Karla Karenina, que se encontra em São Paulo; o poeta Paulo Ximenes, que está fora da Cidade; o Ambientalista e Político João Pedro Gurgel, por motivos estudantis, e o Professor e Procurador Federal Edmar Ribeiro, por ainda se estar restabelecendo de Covid-19.
O Presidente Reginaldo Vasconcelos abriu os trabalhos lamentando a morte de três personalidades da sociedade cearense pela Covid-19 nesta semana, amigos de participantes da reunião – o Engenheiro Agrônomo Flávio Leitão, Presidente da Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec), o Médico e Empresário Sérgio Bezerra de Menezes e o Médico e Político Iraguassu Teixeira, tradicional Edil de Fortaleza.
ASSUNTOS ABORDADOS
Esse tema de abertura suscitou o assunto que dominou a reunião, o enfoque sobre a morte – porém sem viés soturno, mas no âmbito filosófico e poético. Estabeleceu-se longo e rico debate sobre os pensadores gregos antigos, notadamente Sócrates e Aristóteles, a respeito da condição ontológica e existencial, com as ponderações eruditas de José Augusto Bezerra, Rui Martinho Rodrigues e Cândido Albuquerque.
Humberto Ellery e Reginaldo Vasconcelos declamaram poemas autorais que tangenciam esses aspectos, e Edmar Santos leu uma fábula de sua lavra tratando do amor e do fim da vida – e Marcelo Melo intercalou as conversas com performances musicais de voz e violão.
Por fim, o Presidente Reginaldo Vasconcelos tratou das démarches burocráticas para a convolação da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ) em "Academia Brasileira de Literatura e Jornalismo (ABLJ)" a partir de 04 de maio próximo, e prometeu a gravação e a divulgação de um vídeo a respeito nos Grupos da Academia, para a partir dessa mensagem colher opiniões e sugestões.
DEDICATÓRIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário