A FEIRA DE FORTALEZA
Wilson Ibiapina*

Cantando ou gemendo, como todo bom carro de boi, eles acordavam todo mundo bem cedo. Andar entre
as bancas e barracas olhando os produtos à venda era uma diversão que passava
de pai para filho. A origem da feira no Brasil confunde-se com a própria
história do país. Chegou com os primeiros portugueses.
A mais antiga feira de que se tem notícia em Portugal, segundo o Google,
começou em 1229, e acontecia três vezes ao ano na freguesia de Castelo Mendo,
no município de Almeida. Mas este tipo de evento comercial só ganhou força a
partir de 1776, com incentivos do governo do Marquês de Pombal, que mais tarde
traria o costume para o Brasil.
Os comerciantes se instalam em barracas, colocam seus produtos em
estrados ou pequenos boxes e metem a boca no trombone, anunciando mercadoria e
preço. Em plena era da informática, com a economia globalizada, as feiras que
representaram papel importante no renascimento do comércio resistem ao tempo.

Você senta debaixo de uma barraca, pede um drinque ou uma água de coco.
O cardápio de comidas é extenso. Enquanto você vai saboreando, os vendedores
começam a aparecer. Quase aos berros, vão oferecendo, todo tipo de comida
(ostra, camarão, rapadura, queijo assado, tapioca, castanha de caju, sardinha,
numa concorrência com a barraca estabelecida).
Anotei alguns produtos que foram
oferecidos em minha mesa: "rede para fazer menino... dormir", canga,
camisa de time de futebol, picolés, óculos, salada de frutas, roupas,
chapéus, bonés, brinquedos, artesanato, bijuterias, bronzeador, massagens,
passeio de barco, saída de praia, tatuagem, sandálias, tênis, pipas, boias,
bilhete de loteria, capa para celular, CDs piratas, DVDs idem, caixinha mágica,
cigarros, almofadas para relax, bolsas, panos, protetor solar e uma infinidade
de outros produtos, sem contar com aqueles que os chineses estão vendendo em
tudo quanto é canto.

Aliás, há consequências nefastas quando
essa prática se estabelece. Estigmatizadas como paraísos sexuais, essas
áreas reduzem a demanda de visitantes que sabem que junto com essa modalidade
de turismo vem o uso de drogas e a violência.
Os camelôs que há anos transformam as ruas de Fortaleza num verdadeiro
mercado persa, descobriram essa nova forma de comércio na areia da praia. Como
até hoje as autoridades não conseguiram organizar a atividade desses mascates,
nas ruas da cidade, parece que eles vão inundar as barracas de praia por muito
tempo. O comércio informal, diferente, é interessante, mas tira o sossego de
qualquer cristão que só queira bater um papo, tomando um drinque na beira do mar.
*Wilson Ibiapina
Jornalista
Diretor da Sucursal do Sistema Verdes Mares de Comunicação em Brasília - DF
Titular da Cadeira de nº 39 da ACLJ
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