sexta-feira, 4 de outubro de 2013

NOTA ACADÊMICA

OS INTELECTUAIS

O Prof. Rui Martinho Rodrigues, Presidente da ACLJ, acaba de lançar o livro “Os Intelectuais”, pelas Edições UFC, para a Coleção Diálogos Intempestivos. A obra faz uma interessante crítica da intelectualidade, categoria que o autor classifica, tipifica e analisa, com grande amplitude histórica.
O autor, professor da UFC, além de graduado em odontologia, é formado em Direito e em Administração, com mestrado em sociologia e doutorado em história.





NOVO DESEMBARGADOR

O nome do juiz Aluísio Gurgel do Amaral Júnior, que é titular da Cadeira de nº 14 da ACLJ, consta da relação de magistrados inscritos para assumir, pelo critério de merecimento, a vaga aberta com a aposentadoria do Desembargador João Byron Frota no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.

O Dr. Aluísio Gurgel, sem sombra de dúvida, dotado de ampla cultura humanística, além de notável saber jurídico, é um dos intelectuais mais ilustrados da ACLJ, dono de um texto primoroso, autor de diversas obras literárias de fôlego, a mais recente delas o livro “O Confederado”, sobre a história de Padre Mororó, ainda inédito.

Além disso, o mundo jurídico local sabe que Dr. Aluísio está entre os mais operosos juízes cearenses, que não se amofina diante das carências materiais do nosso Judiciário.


Na titularidade da 20ª Unidade do Juizado Especial, a que é extremamente assíduo, ele mesmo costuma fazer os pregões e digitar ao computador durante a instrução dos processos, sempre produzindo as sentenças em audiência, com grande percuciência fática e com fundamentação jurídica consistente.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário