sexta-feira, 25 de outubro de 2013

ARTIGO

Novo Mestre da Crítica Literária no Ceará
Por Rogério Bessa (*)

Conhecemos Vianney Mesquita na segunda metade dos anos 50 do século passado no antigo Seminário da Prainha. Reencontramo-nos como professores na Universidade Federal do Ceará. Em novembro de 1987, tornamo-nos membros efetivos da Academia Cearense da Língua Portuguesa. Como seu confrade nesta Instituição, da qual foi Presidente durante dois mandatos, tivemos a oportunidade de perceber a extensão e o peso de sua ampla cultura nos domínios fronteiros da Comunicação e Literatura, sobre os quais, até agora, já produziu catorze livros, sem incluir artigos em periódicos científicos nacionais.

Todas as obras publicadas lhe evidenciam o respeitável lastro de cultura clássica e um grande domínio do Vernáculo. Se mais é necessário destacar, diremos, então, que escreve com a clareza, a fluência e o requinte dos grandes mestres da Comunicação e da Literatura.

O Ceará tem muita tradição no âmbito da Crítica Literária, tradição surgida em meados do século XIX com Araripe Junior e consolidada pelas valiosas contribuições de Rocha Lima, Braga Montenegro e Pedro Paulo Montenegro, para lembrar apenas nomes exponenciais nascidos no Ceará. Esta galeria dos grandes críticos literários cearenses agora se amplia com a inclusão de Vianney Mesquita que, com a publicação de Arquiteto a posteriori (2013), ratificou o domínio de sua atuação preferencial e maior saber.

Professor Doutor Rogério Bessa 

Foto: Diário do Nordeste
 






Um comentário:

  1. Prof. Dr. Rogério, enorme pessoa, insuperável professor, não sabia eu se o que expressou é verdade. Será que mereço... Obrigado
    Vianney Mesquita

    ResponderExcluir